Consumidor deve ficar atento para não cair no golpe feito por telefone, que já prejudicou muitas pessoas.

No golpe uma pessoa liga se passando por representando da Justiça Federal e que tem um protesto da dívida com energia e que será cortado o fornecimento do serviço dentro de algumas horas. Na sequência, orienta a pessoa a ligar para um número, dizendo que é da empresa de energia elétrica.

Quando a pessoa liga para o numero, tem a impressão de ser atendido por um funcionário da empresa que informa o debito e diz que para não cortar a energia, um deposito emergencial deve ser feito ou um funcionário poderá retirar o dinheiro. Em outra modalidade do golpe, um homem trajado e identificado como um funcionário da companhia elétrica se apresenta dizendo que precisava verificar o medidor de energia e encontrar erros, e exige pagamento de multa. “Ele sabia meu nome e, inclusive, que eu estava com duas contas em atraso. Tinha uns grandes aparelhos para a medição de energia também”, relata o proprietário do estabelecimento, que pediu para ter a identidade preservada por motivos de segurança.

O falso funcionário disse ao proprietário que, por conta das duas faturas atrasadas e dos problemas estruturais, seria necessário pagamento de multa de R$ 1,2 mil. Caso contrário, a energia elétrica seria interrompida imediatamente.




Os golpes estão sendo aplicados em todo o Brasil, com maiores queixa no interior de São Paulo e Bahia. Procuramos algumas empresa de energia e a recomendações são:

Durante a execução de seus trabalhos, os profissionais não entram na casa do consumidor e não realizam cobrança de qualquer taxa. A empresa também não realiza manutenção em nenhum aparelho doméstico.

A cobrança pelos serviços da empresa é feita somente por meio da conta de energia, que pode ser paga nos estabelecimentos credenciados, em casas lotéricas e, para correntistas de todas as redes bancárias.

E caso o consumidor tenha alguma dúvida, deve acionar a empresa pelo telefone que é informando na conta de energia eleúrica e checar o nome do funcionário. Vale destacar ainda que a leitura de medidores é realizada sempre em horários comerciais.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.