Cuidados com Apps Android

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

A fornecedora de segurança Bit9 analisou 400 mil aplicativos disponíveis no Google Play, e postou um advertência sobre os riscos de segurança associados com dispositivos Android.

A empresa definiu mais de 100 mil apps como “questionável” ou “suspeito”, porque eles poderiam conseguir acesso a informações pessoais para coletar dados de GPS, chamadas ou números de telefone e muito mais depois que o usuário concediam “autorização” para o app. “Você tem que dizer ‘sim’, caso contrário a aplicação não funciona”, destacou o CTO da Bit9, Harry Sverdlove.

Segundo o estudo muitos jogos, aplicativos de papel de parede, parecem querer coletar esses dados, mesmo que suas funções não utilizem o recurso.

Veja o infográfico:

Dos 412.222 apps Android avaliados, a empresa afirma que mais de 290 mil deles acessam pelo menos uma informação de alto risco, 86 mil acessam cinco ou mais e 8 mil aplicações acessam 10 ou mais permissões “sinalizadas como potencialmente perigosas.”

Publicidade

A Bit9 definiu o nível de risco de acordo com graus relativos a invasão de privacidade e o conjunto de características do aplicativo – talvez a capacidade de limpar os dispositivos ou modificar configurações de sistemas.

A pesquisa não é contra ao Android, apenas informa que grande porcentagem dos aplicativos móveis estão acessando mais informações do que as pessoas percebem, e com essas informações os aplicativos podem usar de forma a violar a privacidade das pessoas.

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Pedro Harmendani Diz

    É tudo verdade, os apps para android disponibilizados na Google Play são livres de vírus, no entanto, tais aplicativos podem sim violar a nossa privacidade e outro problema ainda maior, a funcionalidade deles sobre o sistema Android pode comprometer o bom funcionamento do aparelho. Todo cuidado é pouco!

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.