Declaração do Imposto de renda já pode ser entregue, veja dicas e baixe o programa

1

Receba atualizações em tempo real grátis

A partir de hoje 01/03/2013, qualquer contribuinte pode entregar a declaração de Imposto de Renda 2013. O prazo se encerra no dia 30 de abril. Está obrigado a prestar contas ao Fisco o contribuinte que recebeu em 2012 mais de R$ 24.556,65 em rendimentos tributáveis ou quantia superior a R$ 40 mil em rendimentos isentos.

A Receita Federal espera receber um número recorde de declarações neste ano: 26 milhões. Em 2012, foram 25,24 milhões e, em 2011, 24,3 milhões.

Este ano, será possível importar dados de pagamentos da declaração anterior, o que deve reduzir o tempo gasto no preenchimento. O próprio programa gerador do IR oferecerá a possibilidade de a pessoa importar as informações relativas a 2012. Será possível, por exemplo, puxar dados de escolas, médicos e planos de saúde, atualizando apenas o valor. Mas confira todos os dados.

Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/

Dicas

Organize os documentos com antecedência e não deixe o envio para a última hora, quando o sistema costuma apresentar lentidão.

Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas, como recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar. Esse cuidado é importante para quem faz a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não pode deduzir essas despesas

Encontre o número do recibo de entrega da declaração de 2012. Com o número em mãos, você consegue importar os dados para a declaração de 2013

Quem comprou carro, moto ou imóvel em 2012 precisará informar, na declaração, o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra

Quem tem dependentes precisa colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio.

O contribuinte que vendeu algum bem em 2012 e teve ganho de capital precisa informar isso na declaração deste ano

A declaração pode ser entregue pela internet. Apesar de estar em desuso, a Receita permite também o envio por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Disquete

Apesar de estar em desuso, a Receita permite também o envio por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Veja mais novidades do imposto de renda 2013, aqui

 

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Marta isabel do Nascimento Diz

    venho solicitar declaração para IR o mas rapido

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close