in

Declaração do Imposto de renda já pode ser entregue, veja dicas e baixe o programa

Publicidade

A partir de hoje 01/03/2013, qualquer contribuinte pode entregar a declaração de Imposto de Renda 2013. O prazo se encerra no dia 30 de abril. Está obrigado a prestar contas ao Fisco o contribuinte que recebeu em 2012 mais de R$ 24.556,65 em rendimentos tributáveis ou quantia superior a R$ 40 mil em rendimentos isentos.

A Receita Federal espera receber um número recorde de declarações neste ano: 26 milhões. Em 2012, foram 25,24 milhões e, em 2011, 24,3 milhões.

Este ano, será possível importar dados de pagamentos da declaração anterior, o que deve reduzir o tempo gasto no preenchimento. O próprio programa gerador do IR oferecerá a possibilidade de a pessoa importar as informações relativas a 2012. Será possível, por exemplo, puxar dados de escolas, médicos e planos de saúde, atualizando apenas o valor. Mas confira todos os dados.

Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/

Dicas

Organize os documentos com antecedência e não deixe o envio para a última hora, quando o sistema costuma apresentar lentidão.

Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas, como recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar. Esse cuidado é importante para quem faz a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não pode deduzir essas despesas

Publicidade

Encontre o número do recibo de entrega da declaração de 2012. Com o número em mãos, você consegue importar os dados para a declaração de 2013

Quem comprou carro, moto ou imóvel em 2012 precisará informar, na declaração, o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra

Quem tem dependentes precisa colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio.

O contribuinte que vendeu algum bem em 2012 e teve ganho de capital precisa informar isso na declaração deste ano

A declaração pode ser entregue pela internet. Apesar de estar em desuso, a Receita permite também o envio por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Disquete

Apesar de estar em desuso, a Receita permite também o envio por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Veja mais novidades do imposto de renda 2013, aqui

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Twitter oficial do Papa já não tem mais foto

açucar

Açúcar pode aumentar risco de diabetes