extintores
in

Deputados aprovam a volta da obrigatoriedade dos extintores em carros

Parece brincadeira, mais não é! Depois de aprovarem o fim da obrigatoriedade dos extintores em carros em 2015, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, um projeto de lei que retoma a obrigatoriedade dos extintores de incêndio em carros no Brasil.

O Projeto de Lei 3404/15 do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE) questiona a extinção dos extintores “não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio”.

Mas segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, apenas 800 tiveram incêndio como causa e apenas 24 informaram que usaram o extintor para tentar combater o incêndio. Por isso o o Contran decidiu que o extintor deveria ser opcional em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Ou seja, a falta do equipamento não seria considerada infração, nem resultaria em multa.

Hoje o equipamento é exigido apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

E você o que acha disso ?

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 celulares com as maiores baterias

Conheça os 5 celulares com as maiores baterias do Brasil

robô

Conheça o robô que passa e dobra as roupas