Dicas para acabar com a tosse

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A tosse é um mecanismo do corpo para limpar as vias aéreas, mas quando aparece traz desconforto e até atrapalha o sono. Saiba como driblar o mal-estar. A tosse pode ser o primeiro sinal de um resfriado, o começo de uma gripe ou uma reação alérgica a fatores químicos e ambientais, como poeira, fumaça de cigarro ou o ar extremamente seco, ela é o principal mecanismo de defesa do sistema respiratório e não deve ser ignorada.

Quando combatida desde o início, a tosse seca tem menos chance de se tornar crônica ou se transformar em tosse produtiva, ou seja, aquela acompanhada de muco. Por isso, os primeiros cuidados são importantes e essenciais. A começar, faça da garrafinha d’água sua melhor amiga: além de aliviar o desconforto, a hidratação das vias respiratórias é o principal remédio para combater a tosse. Veja mais dicas :

Pastilhas à base de mel e própolis podem ser boas soluções se houver coceira na garganta,

Comer uma maçã também pode trazer alívio, já que a fruta tem ação adstringente e atua na limpeza da garganta,

Procure dormir com a cabeça elevada (use dois travesseiros),

Tomar um banho quente antes de dormir, aspirando bem o vapor d’água, é outra maneira de hidratar as vias respiratórias,

Chás de ervas podem ser grandes aliados para combater a tosse logo de cara. “Nesses casos, o chá deve ser preparado diretamente com a planta para o aproveitamento das suas propriedades terapêuticas. Chás de saquinho não auxiliam”, alerta a nutricionista Gisele Souza Lima (SP). O chá de Gengibre com maça é uma ótima opção, pois o gengibre tem ação anti-inflamatória.

Xarope caseiros podem ser uma boa opção.




Receita de Xarope caseiro para tosse

Veja como fazer o xarope caseiro para tosse:

Ingredientes

2 maços de agrião
1 xícara de chá de açúcar
Água


Modo de preparo

Lavar as folhas e talos de agrião e cortar em pequenos pedaços.

Colocar em uma panela juntamente com uma xícara das de chá de água fervente no fogo baixo por por dez a quinze minutos, Tirar o excesso de águe e bater o agrião no liquidificador.

Depois de batido coar o agrião em um peneira e reservar o liquido.

Colocar em uma outra panela o açúcar e levar ao fogo baixo e mexer sempre até formar uma calda.

Depois da calda formada colocar o liquido coado do agrião, misturar bem e desligar o forno.

Tomar somente 3 colores de chá por dia.

Contraindicaçõess : Para gestantes, lactantes, diabéticos, crianças menores de quatro anos, pessoas com inflamação das vias urinárias, com úlceras e com história de sensibilidade a alguns componentes químicos do agrião.

Atenção : Se além da tosse houver: febre, mal estar, catarro verde ou falta de ar, isto pode indicar bronquite aguda ou pneumonia e por isso uma consulta médica é indicada. Os xaropes, tanto industrializados como caseiros, não devem ser tomados por mais de três semanas, pois, seu uso pode mascarar problemas respiratórios mais graves e que exigem outro tipo de tratamento. Caso a tosse persista procure um médico.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close