in

Dicas para cuidar da sua voz

Não é apenas professores, oradores ou cantores que devem tomar cuidados com a voz, afinal a voz é um dos nossos principias meios de comunicação, e problemas de voz afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional. Por isso, é importante tomar cuidado e proteger a garganta, por conta disso separado algumas dicas para você cuidar melhor da sua voz, alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis.

Primeiramente devemos entender como funciona nossa voz, os sons que emitimos são, em sua maioria, produzidos pelas cordas vocais, que estão localizadas na laringe, elas constituem um tecido musculoso com duas pregas ao expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. As pregas são fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe com isso modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos.

Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.

Cuidados com a Voz

Água : Assim como para manter a saúde, beber bastante água é essencial para a voz, a dica para quem tem que usar muito a voz é beber pequenos goles enquanto estiver falando.

Importante : a água deve estar em temperatura ambiente, nada de água gelada

Maça , a fruta é um ótimo adstringente e limpa o trato vocal.

Descanso : Após o uso intenso da voz, procure permanecer em silêncio por 15 a 30 minutos para descansar a voz.

Café: Não tome muito café, pois o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema, a bebida desidrata as cordas vocais.

Postura : Enquanto estiver falando, manter a postura do corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça. O ideal é que aprendam a não concentrar a força no pescoço, pois é esta força cervical que compromete o aparelho fonador.

Chocolate e Leite : Não coma chocolate ou beba leite duas horas antes de usar bastante a voz, a lactose engrossa a saliva, diminui a hidratação na região das pregas vocais e aumenta a possibilidade de lesões na região.

Exercícios para fortalecer a voz

Na internet encontramos uma serie de exercícios para fortalecer a voz, mas a recomendação dos fonoaudiólogos é que antes de começar a fazer os exercícios um fonoaudiólogo deve ser consultado, pois os exercícios apesar de simples podem variar muito de pessoa para pessoa e executá-los de maneira incorreta pode causar o efeito contrário. O único exercicio que pode se fazer livremente é a vibração da língua, o famoso trrrrrr, veja o vídeo :

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadela anda mais de 50 km pela família, mas é rejeitada

Cadela anda mais de 50 km pela família, mas é rejeitada

Receita de Pão Integral de Caneca

Receita de Pão Integral de Caneca ( receita super fácil )