in

Direito criminal: trabalhar pra alguém ou montar escritório?

Direito criminal

De acordo com o Censo do Ensino Superior, o curso de Direito se tornou o mais procurado pelos brasileiros. As oportunidades no mercado de trabalho para os que pretendem trabalhar com direito criminal cresceram, o que fez a procura pelo curso aumentar.

Ao se formar, o aluno encontra inúmeras possibilidades, e é comum que surjam dúvidas, e a principal: trabalhar para outros escritórios, ou montar meu escritório de advocacia criminal? Pensando nisso, selecionamos dicas que irão te ajudar a tomar essa decisão, continue lendo.

Advogar para outros escritórios

Sem dúvidas, existem vantagens em abrir o seu próprio escritório — que vamos apontar em seguida —, mas a melhor opção para recém-formados, é trabalhar para terceiros.

Para ser um bom advogado criminalista você precisa saber mais do que as leis, é necessário experiência na área. Trabalhar para um escritório de direito criminal irá te dar experiência, por causa da troca com diferentes profissionais.

Para iniciar sua carreira em um escritório, a porta de entrada mais simples é o estágio, não pule essa etapa que irá te ajudar muito. Entrar para um escritório após se formar, sem ter alguma conexão anterior com o lugar é mais difícil, mas não impossível.

Caso você não tenha feito estágio, e não tenha tido nenhum contato com profissionais no processo criminal, você precisa ser persistente, dedicado e muito paciente. Prepare os currículos e comece a enviar, sem desânimo.

Não esqueça da importância dos contatos, mantenha contato com seus colegas de turma, muitas vezes abrem vagas nos lugares que eles já estão estabelecidos profissionalmente. Além disso, fique de olho nas vagas em sites e grupos em redes sociais.

Conheça algumas vantagens, além de adquirir experiência:

  • Horário preestabelecido de trabalho: diferente de trabalhar de forma independente, ao trabalhar para um escritório, você tem um horário fixo de trabalho;
  • Salário fixo: o salário fixo irá te dar mais segurança e controle para arcar com suas dívidas pessoais;
  • Não se preocupar com as contas do escritório;
  • Oportunidades de promoção: você pode crescer dentro da companhia e estabelecer sua carreira como advogado criminal no escritório que você começou.

Montar o próprio escritório de direito criminal

Apesar de ser uma tarefa custosa, não é impossível abrir o próprio escritório de advogado criminal de defesa após se formar, irá depender de sua autoconfiança e seu planejamento.

Existem muitas vantagens, já conhecidas na autonomia, dentre elas, ser o seu próprio chefe, nunca estar desempregado. Contudo, esses benefícios vêm junto a muitas responsabilidades.

Mais do que planejamento financeiro, e organização, você precisa de uma grande vontade de empreender, ninguém cria um bom escritório de advocacia criminal do dia para a noite.

Ainda que seja uma tarefa difícil, há pontos positivos, por exemplo, um escritório de advocacia não precisa de equipamentos sofisticados, ou caros. É possível alugar uma sala comercial em um bom lugar, e claro, ser organizado.

Conheça as principais vantagens:

  • Resultados financeiros: ao trabalhar para terceiros, o seu salário sofre com alguns descontos, a vantagem de trabalhar para si na área do direito criminal e penal é receber integralmente;
  • Satisfação pessoal: depois de todo planejamento, ver que sua aspiração deu certo, irá te trazer uma grande satisfação pessoal e profissional.

Conclusão

O começo de uma carreira, seja como advogado criminalista ou em qualquer outra área, não é fácil, por esse motivo, o planejamento, mesmo quando você é apenas universitário, é fundamental.

Não existe uma fórmula secreta, as decisões a serem feitas precisam ser pessoais, conheça o jeito que você gosta de trabalhar e trace suas metas, todas elas oferecem grandes benefícios, escolha o que atende a suas necessidades.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

agua para saude

Água em excesso faz mal à saúde?

sacadas envidraçadas

Quando fazer manutenção de sacadas envidraçadas ?