in

Dispositivo alemão evita cochilos no volante de motorista

Monitor com duas câmeras envia sinais sonoros e impede que o motorista durma enquanto dirige.

Quem dirige e já enfrentou longas viagens conhece um dos maiores pesadelos de qualquer motorista: o sono. O movimento do carro, a calmaria da estrada e o silêncio dos ocupantes do veículo são fatores perigosos para o condutor. No Instituto Fraunhofer, localizado na Alemanha, foi inventado um aparelho para amenizar esse tipo de situação.

A invenção, apelidada de Eyetracker, possui duas câmeras que monitoram constantemente os olhos do motorista. A qualquer piscadela mais profunda e demorada, o sistema inteligente emite ruídos para alertar o condutor. É possível configurar o equipamento “anticochilo” para que os avisos sonoros sejam disparados em períodos intermitentes.

Fonte da imagem: Fraunhofer

É visível que a novidade alemã tem um potencial de salvar uma quantidade enorme de vidas mundo afora. Mas ainda existem outras finalidades para o Eyetracker, como comandar games com os olhos, auxiliar cirurgias oftalmológicas, analisar comportamentos das pessoas em relação às promoções publicitárias e a integração de indivíduos tetraplégicos com outras tecnologias.

Fonte: Baixaki,  www.baixaki.com.br

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jobs declara guerra contra o Google