Dívidas de IPVA podem ser inscritas na Serasa

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Os motoristas que possuem IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em atraso poderão ter o CPF ou CNPJ inscritos no cadastro da Serasa, o que significa restrição de crédito. Entre as consequências disso estão a dificuldade de comprar a prazo, fazer crediário, obter empréstimos e adquirir imóveis.

Em diversos estados, essa norma, que é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz), já está em vigor, como no Amazonas e Goiás. Em Rondônia, a medida agilizou o pagamento das dívidas. De acordo com dados da Sefaz, das 173 notificações de protesto expedidas em 2013, 28% tiveram as dívidas quitadas em até três dias.

Publicidade

Como o atraso no pagamento de impostos acarreta em multas, que muitas vezes são altas, o recomendável é pagar essas contas o quanto antes, evitando assim a perda de mais dinheiro.

Como saber se o nome está negativado

Para saber se o nome pode ser negativado na Serasa pelo IPVA atrasado, confira no site da Secretaria da Fazenda de seu Estado e veja como regularizar a sua situação. Caso queira saber se o documento já está inscrito no cadastro de maus pagadores, é só fazer a busca pelo seu CPF ou CNPJ no próprio site da Serasa.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.