demência
in

Em 20 segundos teste caseiro diz se você tem risco de demência

Publicidade

A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. As mulheres parecem ter risco maior para o desenvolvimento da doença, mas talvez isso aconteça pelo fato de elas viverem mais do que os homens. Mas um estudo japonês revela que os indivíduos que não conseguem equilibrar-se numa perna só durante pelo menos 20 segundos têm um maior risco de demência e AVC.

Faça o teste, fiquem em uma perna só por 20 segundos.

Entenda o estudo

Segundo o estudo sugere, esta incapacidade de manter o equilíbrio só com um pé no chão pode estar associada a pequenas hemorragias, insuficientes para causar sintomas, mas que revelam pequenos problemas cerebrais com grandes possibilidades de se agravarem.

O responsável pela investigação, Yasuharu Tabara, resumiu ao jornal britânico Telegraph os resultados da pesquisa: “descobrimos que a capacidade de equilíbrio numa perna é um teste importante para o cérebro. Os indivíduos que mostrem fraco equilíbrio devem receber atenção redobrada, uma vez que indica risco acrescido de doenças cerebrais e declínio cognitivo”.

Publicidade

Os cientistas analisaram 841 mulheres e 546 homens com uma idade média de 67 anos, a quem pediram que se equilibrassem numa perna, com os olhos abertos, durante 60 segundos. Os participantes fizeram esta prova duas vezes e o melhor resultado foi usado na análise final. Todos fizeram igualmente ressonâncias magnéticas, para avaliar a circulação sanguínea no cérebro, e 34.5% dos participantes que apresentaram mais de duas pequenas lesões cerebrais tinham dificuldades em equilibrar-se numa perna só, indicando assim que a incapacidade de equilíbrio aponta, efetivamente, para alterações no cérebro e declínio cerebral precoce, mesmo nos indivíduos aparentemente saudáveis. O estudo foi publicado na revista Stroke, da Associação Americana do Coração.

Se já fez o teste e percebeu que para manter o equilíbrio precisa mesmo das duas pernas no chão, talvez o melhor seja falar com o seu médico. Só para tirar as dúvidas.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
maconha

Essa mulher ganha milhões vendendo maconha

homem

Homem ignora sua namora e se da mal