Empresas pedem senhas do Facebook para funcionários

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Nos EUA há uma nova tendência que esta ganhando força na hora de decidir qual o melhor candidato para um emprego, o Facebook. E se antes as empresas se limitavam a verificar os perfis dos seus empregados, ou potenciais funcionários, parece que agora existem empresas que requisitam a senha das contas pessoais do Facebook.

Questões foram levantadas sobre a legalidade da prática, que é o foco da proposta de legislação em Illinois e Maryland, que pretende proibir as agências públicas de pedir acesso a redes sociais.

Invasão de Privacidade

Porque perguntar a um empregado sua senha de sua conta pessoal do Facebook? Afinal é a mesma coisa de exigir que um funcionário entregue a chave para sua casa ou carro.

Na Declaração de Direitos e Responsabilidades o Facebook especificamente proíbe o usuário de fornecer suas senha a terceiros : “Você não deve compartilhar sua senha (ou, no caso de desenvolvedores, sua chave secreta), deixar alguém acessar sua conta ou fazer qualquer outra coisa que possa comprometer a segurança de sua conta.”

Robert Collins foi convidado para divulgar o seu login e senha do Facebook durante uma entrevista de reintegração com o Departamento de Segurança Pública e Serviços Penitenciários de Maryland . (Steve Imprensa Ruark / Associated)

As empresas que não pedem senhas tem tomado outras medidas, tais como pedir aos candidatos para fazer logon no computador da empresa durante a entrevista. E uma vez contratado, alguns trabalhadores foram obrigados a assinar acordos em que são proibidos de falar negativamente sobre um empregador em mídias social.

Este é um problema que esta ocorrendo nos EUA, mas nada impedi de chegar no Brasil.

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Marcos Vinicius Diz

    por essas e outras eu prefiro não ter o FaceMyAssBook (:

    boa sorte mundo.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close