in

Empresas pedem senhas do Facebook para funcionários

Publicidade

Nos EUA há uma nova tendência que esta ganhando força na hora de decidir qual o melhor candidato para um emprego, o Facebook. E se antes as empresas se limitavam a verificar os perfis dos seus empregados, ou potenciais funcionários, parece que agora existem empresas que requisitam a senha das contas pessoais do Facebook.

Questões foram levantadas sobre a legalidade da prática, que é o foco da proposta de legislação em Illinois e Maryland, que pretende proibir as agências públicas de pedir acesso a redes sociais.

Invasão de Privacidade

Porque perguntar a um empregado sua senha de sua conta pessoal do Facebook? Afinal é a mesma coisa de exigir que um funcionário entregue a chave para sua casa ou carro.

Na Declaração de Direitos e Responsabilidades o Facebook especificamente proíbe o usuário de fornecer suas senha a terceiros : “Você não deve compartilhar sua senha (ou, no caso de desenvolvedores, sua chave secreta), deixar alguém acessar sua conta ou fazer qualquer outra coisa que possa comprometer a segurança de sua conta.”

Publicidade
Robert Collins foi convidado para divulgar o seu login e senha do Facebook durante uma entrevista de reintegração com o Departamento de Segurança Pública e Serviços Penitenciários de Maryland . (Steve Imprensa Ruark / Associated)

As empresas que não pedem senhas tem tomado outras medidas, tais como pedir aos candidatos para fazer logon no computador da empresa durante a entrevista. E uma vez contratado, alguns trabalhadores foram obrigados a assinar acordos em que são proibidos de falar negativamente sobre um empregador em mídias social.

Este é um problema que esta ocorrendo nos EUA, mas nada impedi de chegar no Brasil.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Novo CorelDRAW X6

Palpiteros a rede social para fãs de futebol