Empréstimo consignado ? Veja cuidados que você deve ter

O empréstimo consignado é um dos créditos mais baratos do Brasil, ideal para quem precisa quitar uma divida mais cara mas muitas ofertas de crédito barato escondem armadilhas.

O empréstimo consignado é mais barato porque o banco já desconta o valor da parcela direto do seu salário, o que reduz o risco de calote, mas você deve ter cuidado ao tomar um empréstimo, como prazos de pagamento excessivamente longos e outros recursos que alguns bancos fazem para ganhar mais dinheiro, confira as dicas:

Pesquise o custo efetivo do empréstimo consignado

Como essa modalidade de empréstimo tem um risco menor, muitos bancos fazem preços melhores que outros, por isso antes de fechar o empréstimo com um banco, verifique o custo efetivo que vocês vai ter.

Para descobrir o custo efetivo do seu empréstimo consignado você tem que solicitar ao banco, pois a maioria deles esconde esse valor até você assinar o contrato do empréstimo. Peça ao atendente qual é o valor do CET (Custo Efetivo Total), que representa o total de juros e acréscimos do seu empréstimo.

Vários bancos e correspondentes bancários permitem a realização de simulações online.

Com CET em mãos você pode comprar o valor de cada banco e fazer a escolha mais barata para você, e você vai descobrir que o juros anunciados nas propagandas não são tão reais.

Evite vários empréstimos




Como a facilidade de arrumar um empréstimo consignado é muito grande, muitas pessoas acabam contraindo vários empréstimos, o que no futuro vai complicar sua saúde financeira , as vezes você pode pensar é só mais R$ 100,00 por mês, mais quando você soma todos, vê que seu salário esta indo somente para pagar empréstimo .

Desconfie das ofertas de dinheiro fácil e rápido

Muitas financeiras picaretas, criam propagandas de dinheiro fácil e rápido, apesar das parcelas baixas os prazos são muitos longos e normalmente elas cobram muito mais juros que os bancos convencionais, por isso sempre verifique o CET (Custo Efetivo Total).

Não pague nada para garantir o empréstimo

Se a empresa cobrar algum valor antecipado para “garantir” o seu empréstimo, desista na hora, pois é uma prática ilegal e criminosa. A cobrança de qualquer valor antecipado para simulação ou liberação de crédito crédito consignado é proibida.

Pense bem no valor que vai usar

Muitas vezes a gente se sente atraído a pegar um valor muito maior porque as parcelas cambem no bolso, mas cuidado com isso, como dizia a musica de Paulinho da Viola, ” Dinheiro na mão é vendaval “. Se você precisar uma divida, negocie e pegue somente o valor necessário, assim você fica livre mais rápido de dividas.




Se eduque

Trocar uma dívida mais cara, como as de cartões de crédito por outra mais barata como o empréstimo consignado, é ótimo para suas finanças e para você dormir tranquilo, mas nada disso adiante se você não se reeducar e fazer uma redução de despesas.

Pra evitar compras fúteis e desnecessárias, faça uma listinha do que você realmente precisa ou quer adquirir naquele mês. Assim você pode focar melhor nos seus objetivos.

Veja em nosso site : Como economizar dinheiro

Não assine antes de ler

Leia muito bem o contrato do empréstimo consignado, tenha calma ao ler e verifique se o valor e as condições de pagamento que estão no papel são os mesmos que foram combinados com você. Não assine nada que você não entender ou não concordar!

E sempre verifique se a financeira é filiada ao Banco Central, e caso tenha alguma dúvida com o contrato, peça para o gerente do banco explicar e se mesmo assim ficar em duvida, procure o Procon ou um advogado para lhe instruir.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários