in

Enem 2020 : entenda como será a prova deste ano

enem 2020

Como sabemos o ano de 2020 foi um ano bem atípico e com certeza o Enem não deixaria de ser diferente do que nós já estamos acostumados. Tanto é que as provas do Enem foram adiadas para janeiro de 2021.

A maior parte dos estudantes pediu para que ocorresse só em maio, porém, o calendário ficaria muito apertado e por isso ficou marcado para janeiro.

E para a edição de 2020 do Enem tivemos mudanças. Por exemplo, as provas ocorrerão de de forma presencial e de forma digital. Nos dias 17 e 24 de janeiro, as provas serão feitas de forma impressa. Já nos 31 de janeiro e 7 de fevereiro a prova acontecerá no digital.

Essa prova digital ocorrerá em cerca de 110 cidades do Brasil. Serão determinados alguns computadores onde ocorrerá a prova, tendo a mesma estrutura que existe na prova impressa, com as 180 questões e a redação. Essa proposta de fazer a prova digital vem sendo estudada e a ideia é que até o ano de 2026 a prova se torne 100% online.

Pode ser que a prova digital traga algumas dificuldades, como não ter a possibilidade de usar papel para fazer cálculos, o que dificultaria bastante a vida de alguns estudantes com relação a matemática e outras matérias relacionadas.

enem

Grupo de Risco poderá fazer em sala separada?

Sim, pessoas do grupo de risco terão esse benefício. As pessoas que se encaixam nesse grupo ficarão em salas com menor número de pessoas. Pessoas que se encaixam no grupo de risco são pessoas com problemas respiratórios, obesos ou pessoas com doenças crônicas.

Essas pessoas terão que fazer o pedido para estar nessas salas até o dia 7 de janeiro. Já pessoas do grupo de risco como idosos serão inclusos nessas salas automaticamente.

Todas as salas terão o número de estudantes reduzidos, porém as salas de grupo de risco terão ainda menos pessoas, trazendo um pouco mais de segurança.

O que fazer se eu estiver com covid ?

Para estudantes que estiverem com covid-19 próximo a véspera da prova, haverá a possibilidade de reaplicação do exame. O participante deve enviar o diagnóstico pela página do participante, antes da data da prova. Algumas outras doenças contagiosas também estarão sobre analise para receber reaplicação.

Esse ano a prova contará com cerca de 5,6 milhões de pessoas, por isso será necessário grande auxílio das prefeituras para evitar algumas aglomerações. O Inep pediu para que as prefeituras evitem fazer grandes eventos nesses dias para que possam dar foco ao cuidado que será necessário com relação ao Enem.

Lembrando sempre que o uso de máscara será obrigatório para todo o período da prova independente da sala que o estudante esteja.

Quando serão abertas as inscrições em 2020?

As inscrições para o Enem 2020 já ocorreram, e foram do dia 11 até o dia 22 de maio de 2020. O valor da taxa foi de 85 reais por estudante. Quem não fez a inscrição só poderá fazer a inscrição novamente no ano de 2021.

Confira abaixo o cronograma com as principais datas do Enem 2020:

Provas e Resultado Datas
Aplicação das Provas 17 e 24 de Janeiro
Enem Digital 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação do Enem 24 e 25 de fevereiro
Resultado 29 de março

No primeiro dia, os estudantes terão 5 horas e meia para finalizar a prova contando com questões sobre linguagens, códigos, tecnologia, redação e ciências humanas. E no segundo dia o tempo de prova será de 5 horas contando com questões sobre matemática, ciências da natureza e tecnologia.

Pelo site do Enem e pelo aplicativo os estudantes poderão confirmar onde farão as provas. Se desejar usar o site é só usar a inteligência artificial que o site possui e tirar suas dúvidas.

As notas obtidas no exame são importantes para seleção dos candidatos por meio de programas do governo, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ou seja, ir bem na avaliação é um grande passo para ter acesso a um curso superior. Por isso estude e fique atento às dicas para dar o seu melhor!

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

beber

Homem muda de visual ao ficar 600 dias sem beber álcool, o resultado é impressionante

racismo

Gerente de loja é vítima de racismo e recebe homenagens de funcionários.