in

Enem: prova teria vazado no Ceará

Publicidade

Um grupo de estudantes denunciou que o colégio e cursinho pré-vestibular Christus, um dos principais grupos educacionais do Ceará, teria disponibilizado aos alunos um caderno com questões idênticas às que foram aplicadas no último final de semana.

A denúncia foi feita ao Ministério Público Federal no Ceará, informando que uma escola particular da capital teria disponibilizado aos alunos um caderno com questões idênticas às propostas no Enem. Após ser procurado pelos estudantes, o procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade, ao comprovar a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza e encontradas nas provas do Enem.

O Ministério Público do Ceará irá encaminhar uma recomendação ao Ministério da Educação (MEC) de anulação do Enem 2011.

Oscar Costa Filho garante que as provas existentes já são suficientes para concluir que “houve vazamento” e que agora resta descobrir qual foi o caminho percorrido pelas questões. O procurador disse que vai acionar o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anízio Melo, o Inep, e pedir a anulação do Enem 2011.

O colégio se pronunciou através de nota dizendo que possui um vasto banco de dados com questões fornecidas por professores e ex-alunos. As questões que o conteúdo antecipou foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 87,46,50,74,57,34,33,32 e 2º dia, prova amarela, 113,180, 141, 173 e 154.

Publicidade
O colégio comemora resultado do Enem 2010

Cancelamento

O governo estuda excluir os 639 alunos do colégio Christus do exame e oferecer a eles a possibilidade de refazerem o Enem nos dias 28 e 29 de novembro, quando será aplicado nos presídios. O MEC ainda informou que, se a escola tem mesmo responsabilidade na antecipação das questões, o diretor poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.

Segundo o iG apurou, alunos de outra grande escola de Fortaleza, a Farias Brito, souberam por meio de colegas do Christus sobre o suposto favorecimento e começaram a divulgar o assunto nas redes sociais. Jorge Cruz, diretor de uma das unidades do Colégio Farias Brito, disse que a instituição não tem relação com a denúncia. Segundo ele, a maioria de seus alunos que fizeram o exame estava satisfeita com o resultado que obteve. Mas os estudantes ficaram indignados quando souberam do suposto vazamento. “A gente viu isso por meio das redes sociais. Nossos alunos se sentiram prejudicados, apesar de a maioria ter se saído muito bem. Não queríamos que a anulação”, disse Cruz

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !
  1. Até parece que eles tiraram da TRI né? Isso é bem impossível. Pode-se notar pela questão do ângulo de 120º, agora me expliquem como um aluno que fez o pré-teste e que não o leva pra casa, pode transcrever a questão da sua mente IGUALZINHA (sim, pq não neguem, estão identicas sim, com pontos e vírgulas iguais)sem nada diferente? Já é uma mente né? As vírgulas, todo o enunciado. Seiiii … e principalmente na questão do ângulo de 120º, como o aluno ia transcrever a figura? hen .. como? a figura igual igual, sem um polígono faltando. Ah, me poupe né .. essa mentira da TRI não cola mesmo. Agora palhaçada tudo isso, e se for anular apenas dos alunos da escola será injusto também. porque vcs acham que só eles virão? Eu mesmo fiz um simulado na minha escola, e um monte de amigos meus virão o simulado e nós ficamos falando das questões e tudo. Eles com certeza não fazem diferente né … mostram aos amigos, parentes, muita gente envolvida niso. Ei, e a coincidência deles estarem treinando pra fazer uma redação sobre a mobilização nas redes sociais? ah, escolheram treinar esse tema por causa de pesquisas que fizeram? que mentira, que farsa furada! Devia era ter outro enem, olhar o banco de questões dessa escola pra ver mesmo se tem mais questões identicas supostamente da TRI né (supostamente, porque ta na cara que não foi assim que eles conseguiram, ta na cara). Fazer outro enem e pronto. Pra ser justo com todo mundo. E começa a imprimir as provas agora “órgãos responsáveis” pra não atrasar muito os andamentos dos vestibular ta. lamentável essa situação viu.

  2. Minha escola adota as apostilas dos SAS, e em uma das apostilas havia duas questões idênticas e uma semelhante, com o mesmo assunto e com a mesma foto, a do ENEM, assim como haviam mais outras duas iguais no primeiro simulado que fizemos do SAS. OBS: A sede do SAS é no Ceará.

  3. Como se so os alunos que fizessem o enem….Não precisa ser aluno de nenhum lugar p fazer aquela prova ridicula…tem q anula de todo mundo…e se eu não so aluno de lá, mas meu vizinho, meu primo, mia tia, ou sei la mas quem me deu o simulado???
    ai eu tb levei vantagem sem precisar que minha prova seja cancelada….

  4. pox sacaraje toda vez é issso com enem, poura caralho eu ja estou cansado desses vasamentos q acontecer com eneme, eu sou estudande eu venho me preparando desses do começo do ano.
    será que toda vez vai se isso que vai acontece com enem sempre,
    poxa alguem tem que toma uma profidencia sobre essse caso.

  5. Essa notícia é causticante, pois por causa de alguns desonestos toda população estudantil sofre.
    Sou sabatista e sei o quando sofri dez horas, sentado em uma cadeira sem poder falar com nenhum dos meus amigos no horario vago por culpa de decisão sem sentido dos organizadores da prova. Passar por isso novamente é uma humilhação.

  6. Concordo plenamente com a anulação da prova em todo o Brasil,se houve vazamento do conteudo das provas, nada pode garantir que este conteudo limitou-se aos alunos da referida escola,ja que as informações via internet se espalham rapidamente, sendo assim, colocaria em duvida a seriedade do processo seletivo, o que seria prejudicial a uma quantidade enorme de estudantes. Descredibilizando totalmente o referido processo seletivo.
    Aracaju/Se

    Marleide Paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Black Friday – A Sexta-feira negra ou não tão negra assim

Tablets e saúde: muito mais do que você pensa