Engenharia forense é um dos setores em ascensão na demanda por perícias criminais

Com processos judiciais em progresso de diversas questões ligadas à área da engenharia no Brasil, se torna extremamente necessário os processos apresentarem uma boa fundamentação documental para o parecer do juiz ser condizente com os reais problemas do caso. Esse posicionamento técnico, muitas vezes, é fundamentado pelo profissional, conhecido como perito de engenharia.

Ao todo são cerca de 12.000 profissionais atuando como peritos criminais no Brasil, e os especialistas no campo da engenharia forense são os responsáveis por investigar, analisar e apresentar conclusões sobre as condições técnicas de um imóvel, de maquinários, ou de qualquer outra questão associada a engenharia. Eles também desempenham um papel importante na investigação e garantia da imparcialidade nos processos judiciais.

Aumento da demanda

Com o aumento da demanda por profissionais especializados em pareceres técnicos, relacionados as questões judiciais, a Associação Nacional dos Peritos Federais iniciou um Programa de Interiorização da Perícia. Atualmente, existem as Unidades Técnico-Científicas (Utecs) em 12 estados brasileiros, além da presença dos Setores Técnico-Científicos (Setecs) em todas as capitais nacionais. Movimentos como esse demonstram a relevância dessas avaliações técnicas para a fundamentação das decisões judiciais.

Segundo a Associação Nacional dos Peritos Federais, em quatro anos das questões ligadas à Operação Lava Jato, estima-se terem sido produzidos 1525 laudos judiciais por estes peritos, contribuindo para embasar nas decisões do juiz Sérgio Moro e do Supremo Tribunal Federal.

O acervo de laudos incluiem 716 sobre computadores e 412 sobre dispositivos de armazenamento de dados, além de 140 laudos de exames financeiros e contábeis, 27 sobre locais de internet, 11 relacionados a informática e 16 associados a documentos de engenharia.

Engenharia Forense

Um dos campos com maior demanda de peritos em pareceres criminais, a engenharia forense é um serviço regulamentado pela resolução de número 345, da legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Por meio de um perito de engenharia é possível solucionar diversos casos judiciais, como causas de acidentes, explosões e outras ocorrências em edifícios, ou obter pareceres sobre ambientes e processo de trabalho envolvendo funcionários de uma empresa.

Se o seu caso judicial precisa de um parecer técnico sobre determinado fato, objeto ou ação ligado à área da engenharia, com certeza, a contratação de um perito é fundamental para não sofrer com futuras dores de cabeça. A contratação desse serviço deve ser baseada na confiabilidade de mercado da empresa, considerando maior tempo de negócio e bons resultados, assim, sendo sua prioridade na hora da escolha.

A Contratto é uma das empresas especializadas na elaboração de laudos técnicos, no campo da engenharia forense e já atuou em diversas soluções judiciais. Contando com profissionais capacitados para analisarem as causas e origens dos problemas, através da utilização de métodos científicos e práticas na área de Engenharia Elétrica. Para saber mais sobre o trabalho da Contratto, seus serviços sobre engenharia forense e outras áreas de atuação, clique aqui.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários