A

Entenda Como funciona o lance no consórcio

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Muitas pessoas na hora de adquirir algum tipo de bem material, ficam na dúvida sobre o que é o lance do consórcio e se ele é realmente uma boa opção!

É comum ver esse lance em diferentes tipos de consórcios. Tais como, o para aquisição de um imóvel, veículo novo ou usado, entre outros.

Ou seja, é uma forma de reduzir o tempo de espera que o consumidor enfrenta nesse processo, para conseguir ter em mãos o bem de aquisição.

Isso porque é preciso contar com a sorte em um consórcio, certo? Mas, com a oferta de lances você consegue agilizar o processo ao invés de ficar apenas esperando.

Contudo, existe mais de uma modalidade a ser feita e é preciso entender melhor cada uma delas.

Pensando nisso, neste artigo irei detalhes o assunto para que você entenda o que é e como fazer um lance de consórcio. Então, continue lendo e tire suas dúvidas.

O Que é o Lance Do Consórcio ?

lance consórcio

Para entender o lance do consórcio, precisamos antes falar sobre essa modalidade de aquisição de bens em si!

O consórcio é formado através da junção de pessoas físicas e/ou jurídicas por grupos. Essas pessoas têm por objetivo adquirir algum tipo de:

  • Serviço específico;
  • Bem material.

Na ConsorcioCRED você conta com a possibilidade de adquirir imóveis, automóveis e caminhões, com ou sem contemplação e diversas oportunidades incríveis! Clique aqui e confira as ofertas de cartas e cotas de crédito disponíveis.

Então, com auxílio de uma administradora os membros fazem pagamentos em parcelas acessíveis captação um fundo para aquilo que desejam adquirir.

Com o dinheiro gerenciado pela administradora responsável, é possível emitir cartas de crédito. Sendo assim, sorteados mensalmente nas assembleias para definir que será contemplado.

Ou seja, só é possível ter uma carta de crédito quando a sorte resolver brilhar para você e para muitos, isso é algo que “não vale a pena esperar”!

Foi aí que surgiu o lance do consórcio que funciona como um adiantamento, ofertado pelo consorciado, a fim de antecipar a obtenção de sua carta.

É muito comum vermos alguns consociados utilizando seu 13º salário para isso. Ou até mesmo, restituições do IR, rescisões de contrato, heranças, etc.

Tal lance pode ser feito antes da assembleia mensal, ao entrar em contato com a administradora responsável para formalizar sua intenção e informar o valor.

Caso você tenha o lance vencedor, é possível obter a carta de crédito e com isso, comprar o bem tão esperado!

Mas, se não for o caso, você continua pagando normalmente pelas parcelas mensais. Abaixo, irei mostrar os tipos de lances que existem nesse mercado.

Uma vez que, é preciso escolher a opção mais adequada ao capital que você conseguiu levantar, entendendo bem a hora certa de dar sua oferta.

Qual o lance mínimo para ser contemplado em um consórcio ?

lance mínimo para ser contemplado em um consórcio

Vamos esclarecer uma das maiores dúvidas dos consorciados que é o valor ou % ideal para conseguir ser contemplado.

De maneira geral, não existe um valor fixo já que isso depende do tipo de consórcio feito. Cada administradora informa um percentual mínimo ou máximo aceitos.

Entretanto, é possível aumentar suas chances “de acertar” com as dicas que irei mostrar a seguir!

  1. Época do ano:

Para quem está juntando um valor, mas, não tem muito para ofertar acredita-se que a melhor época para tentar obter a carta de crédito é entre:

  • Dezembro;
  • Janeiro;
  • Fevereiro.

Isso porque durante esse período muitas pessoas se preparam para gastar com os presentes e ceia de Natal, sem falar no ano novo.

Além disso, tem os gastos como IPTU, IPVA e até mesmo renovações de matrículas. Então, é comum que a concorrência seja um pouco menor nesse período.

  1. Analise as estatísticas e histórico do grupo:

Em geral, um lance de consórcio ganhador é aquele feito entre 30% a 50% do valor total da carta de crédito em oferta.

Ter essa informação já ajuda você a se preparar e poupar dinheiro. Mas, analisar o histórico de lances do seu grupo é sempre a melhor forma de mensurar suas chances.

Portanto, busque acompanhar as assembleias de perto, conhecer as regras do grupo e até mesmo observar o comportamento dos demais consorciados.

Assim você consegue não apenas ter noção dos valores ofertados. Como também, das estratégias utilizadas por quem já conseguiu.

Inclusive, você pode conversar com essa pessoa e conseguir algumas dicas sobre o grupo, afinal de contas, agora vocês não serão mais concorrência!

O que é Lance fixo :

Essa modalidade possui uma quantia já determinada pela administradora e que corresponde a uma % do valor total da carta de crédito.

Digamos, por exemplo, que o percentual definido seja de 40%. Enquanto, o valor total da residência é de 250 mil reais, nesse caso o lance deve ser de 100 mil reais.

A maior dúvida é que se o valor já é do conhecimento de todos e mais de uma pessoa possui a condição de pagar, quem ela a carta de crédito?

Novamente é feito um sorteio, porém, apenas entre os consorciados ofertantes. Mas, a administradora pode definir outros critérios de escolha, sendo preciso se informar previamente.

 O que é lance livre no consórcio

Seguindo com as opções, esse é o tipo mais realizado já que o consorciado pode ofertar o valor que quiser.

Ou seja, qualquer lance entre 1 a 100% é válido na teoria. Contudo, as administradores definem um percentual mínimo sobre a carta de crédito e ganha quem fizer o maior deles!

Dessa forma, em casos de empate o critério para determinar quem leva a carta será aquele registrado no contrato de adesão.

Lance com recursos do FGTS :

Sendo assim, uma opção que tem sido cada vez mais procurada, a utilização desse recurso de destina apenas aos consórcios de imóveis.

Para essa modalidade o consorciado pode utilizar até 100% do seu fundo para antecipar as prestações. Desde que, na hora do lance ele demonstre o extrato do FGTS e manifestar sua intenção de uso.

Mas, antes de fazer um lance do consórcio desse tipo você precisa verificar as regras do governo, jáconso

consórcio

que suas disposições legais mudam constantemente.

O que Lance embutido do consórcio:

Por fim, temos o lance embutido que não é oferecido em todas as administradoras de consórcio, nela é possível usar parte do valor da carta como lance.

Ou seja, se uma carta de crédito é de 100 mil e o consorciado oferece 15 mil reais, ele só receberá uma carta de apenas 85 mil reais.

Essa modalidade permite que o consorciado de um lance mesmo sem ter capital. Uma vez que, ele irá utilizar o valor da própria contemplação esperada.

Mas, cada grupo administrado possui suas próprias regras sobre esse tipo de lance e é preciso verificar antes, de maneira geral suas vantagens são:

  • Eleva as chances de contemplação sem ter capital disponível;
  • Poder aproveitas boas condições de aquisição de um bem;
  • Acesso livre a qualquer consociado do grupo;
  • Você pode complementar a contemplação com algum recurso guardado.

O Que Acontece se não pagar o lance do consórcio ?

Outra dúvida muito comum sobre o lance que alguns consorciados possuem é sobre o seu não-pagamento.

Desse modo, se você ganhou o lance terá que honrar a dívida em um prazo determinado. Esse variada para cada administradora e é necessário verificar essas questões de antemão.

Acontece que algumas pessoas costumam se arriscar e dar um lance mesmo sem ter o valor para pagar.

Ou até mesmo, acontece um imprevisto e elas precisam do dinheiro para outra coisa. Mas, essa pode ser uma dúvida comum também de quem desistiu da oferta feita!

Então, quando não há um pagamento o consorciado é desclassificado por hora e quem passa a ter o direito sobre o bem em questão, é o segundo maior lance.

No entanto, a falta de pagamento não impede você de dar lances futuros ou de continuar concorrendo ao sorteio!

Conclusão

Vimos então, ao longo deste artigo o que é e como funciona o lance do consórcio que pode estar disponível para diferentes tipos de bens.

Por isso, antes de ingressar em algum grupo verifique a disponibilidade caso queria ter essa opção. Além disso, entrar grupos em andamento aumentam suas chances de ser contemplado através do lance.

Na hora de escolher verifique sempre essas opções, opte por elas e comece a estudar o histórico e participar das assembleias.

Contudo, busque manter a calma e paciência! Você não deve dar um lance por ansiedade sem estudar seus concorrentes de oferta!

Se o capital que tiver disponível for menor que dos demais consorciados procure esperar mais. Junte mais dinheiro e faça uma oferta em períodos de menor concorrência!

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecer a você.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.