in

Entenda melhor o Efeito Sanfona

efeito-sanfona
Publicidade

Começar uma dieta não é fácil, assim como nenhuma mudança é, mas o que muita gente tem medo é do efeito sanfona, o efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer várias vezes ou mesmo depois de perder os indesejáveis quilos você se olha no espelho e vê seus inimigos de volta.

Esse efeito normalmente acontece após dietas mal elaboradas, pois a pessoa não aguenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso.

O efeito sanfona é comum no mundo todo, as primeiras publicações sobre o efeito sanfona forma feitas há mas de 20 anos.

Porque ocorre o efeito sanfona ?

Britney Spears
Britney Spears é uma das famosas vitimas do efeito sanfona| Foto: Reprodução

Quando ocorre uma redução muito drástica da quantidade de alimento ingerido (dieta), ocorre uma redução do nível de leptina no sangue, a leptina leva sinais de saciedade para o cérebro, e um aumento nas concentrações de grelina que é uma substância produzida no estômago com o objetivo de levar sinais de fome ao cérebro.

Descoberta recentemente pelos japoneses, a grelina estimula o apetite do dia-a-dia. É o hormônio da fome.

Veja em nosso site :
Ordem Correta De Ingerir Alimentos Nas Refeições Faz Diferença Na Dieta
Especial Dieta Da USP Que Seca Até 15 Kg Em 1 Mês – Veja Prós E Contras
Chá De Salsa Emagrece Até 5 Quilos Em 3 Dias, Aprenda A Receita

No corpo com a quantidade de leptina reduzida e a de grelina aumentada, o indivíduo está mais propenso a ceder à tentação na próxima vez que o alimento aparecer na sua frente.

E como esses dois hormônios atuam na regulação do metabolismo, as alterações também ocasionam uma redução do gasto de calorias do organismo, favorecendo o efeito sanfona.

O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar

Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Crianças fofas praticando esportes

vinho

Vinho pode ser bom para os rins, sexo e para emagrecer