carencia em plano de saude
in

Entenda o período de carência dos planos de saúde

Publicidade

Se você chegou até este texto porque precisa entender tudo sobre carência de planos de saúde, tenha certeza que chegou até o artigo certo. Preparamos para você um super guia com todas as informações sobre carência de planos de saúde em 2020.

Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.

Contratar um plano de saúde é algo muito importante para qualquer pessoa ou empresa e uma das dúvidas mais frequentes de todos é sobre o como funciona a carência de um plano de saúde, não é mesmo?

Mas afinal de contas “ O que é Carência de um convênio médico”?

O que é Carência de um Plano de Saúde?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é a responsável por regulamentar o setor de planos de saúde aqui no Brasil, a carência de um plano de saúde é o tempo necessário para que o contratante tenha acesso a determinadas coberturas previstas por lei após a contratação do seu convênio médico.

Já a cobertura do convênio médico nada mais é do que o compilado de serviços oferecidos pela operadora de saúde que o contratante terá acesso após assinar o contrato junto ao convênio médico.

Para entender quais são as coberturas obrigatórias do plano de saúde contratado, é muito importante se atentar ao tipo de plano escolhido. Todas essas informações constam no seu contrato de prestação de serviço.

Caso tenha dúvidas sobre as coberturas do seu convênio médico, não deixe de entrar em contato com o corretor do seu plano de saúde(Clique aqui para falar com um corretor).

Tipos de Carência para Planos de Saúde

carencia plano de saude

Atualmente há diversos tipos de carência para planos de saúde. Confira abaixo os tipos de carência existentes mais comuns e atualmente regulamentados por lei no Brasil.

Carência de planos de saúde para urgência e emergência

Para os planos de saúde contratados a partir de Janeiro de 1999, de acordo com nova regra aprovada pelo Senado, todos os planos de saúde possuem carência de apenas 24 horas para situações de extrema urgência e emergência. Para entender melhor sobre quais são as coberturas dos convênios médicos que são asseguradas por lei clique aqui, ou entre em contato diretamente com o corretor do seu plano de saúde.

Plano Ambulatorial + Hospitalar

Para convênios médicos que possuem assistência ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria ou apartamento, após 24 horas da vigência do contrato, os atendimentos de urgência e emergência são ilimitados.

Publicidade

Plano Ambulatorial

Já para casos em que o convênio médico é apenas ambulatorial, o atendimento se estende exclusivamente para as 12 primeiras horas. Depois desse período, se houver há necessidade de internação, o paciente contratante passa a assumir as despesas médicas.

Carência de planos de saúde para parto

Carencia de planos de saude para parto

Durante o período da gravidez, a mulher geralmente passa por diversos exames de pré-natal que são extremamente importantes para realização do parto que ocorre geralmente após 9 meses. Por causa disso, é necessário estar  sempre atento aos prazos de carência para parto.

De acordo com o órgão que regulamenta as operadoras de saúde no Brasil(ANS),  a carência para este tipo de caso é de 300 dias para partos a termo (a partir da 38ª semana de gravidez). Entretanto, cabe destacar que em casos de partos prematuros, ou seja, de gravidez com previsão de nascimento dentro do período de carência, os convênios médicos podem cobrir as despesas do parto se ele for realizado em atendimento de urgência e emergência.

Conclusão

Conforme vimos acima, há diversas regras para carência de planos de saúde no Brasil. Para não ficar perdido com todas essas regras sempre sugerimos o suporte de um corretor de planos de saúde autorizado, pois ele entende todas essas regras e poderá sanar suas dúvidas para evitar problemas futuros.

Esperamos que nosso artigo sobre carência de planos de saúde tenha te ajudado. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, deixe logo abaixo um comentário. E não se esqueça de compartilhar nosso super artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos. Até o próximo super texto!

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
CBLoL fnal 2020

CBLoL tem nova data para a final

Finalmente, o podcast entra em sua Era de Ouro.