Especial Enem

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O Enem esta chegando, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas no próximo fim de semana, nos dias 22 e 23, a partir das 13h, aos mais de 6 milhões de inscritos em todo o país.

Nesses dias que antecedem o exame, o que fazer?

Os estudantes devem se preparar psicologicamente, mas também manter a organização para evitar problemas em cima da hora.

A primeira dica é para quem ainda não recebeu o Cartão de Confirmação de Inscrição. Se você não recebeu pode imprimi-lo na página do Inep, informando o CPF e a senha. No cartão, estarão indicados a data, local e horário de aplicação da prova. Veja mais dicas :

Atenção : Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.

Fique atento os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.

Por isso, recomenda-se que todos os participantes façam o trajeto até o local da prova antes do dia do exame e se certifique de comparecer ao local de realização das provas até as 12h.

Documentos Válidos

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:
– Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
– Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
– Carteira de trabalho e Previdência Social;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O que levar no dia ?

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.

Dica! Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem

– Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
– Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
– Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Estudo

De acordo com o especialista em Enem e presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado, para quem ainda não conhece o modelo de questões do Enem, o importante agora é refazer as provas anteriores. Segundo ele, assim o candidato não vai se “surpreender” com uma prova mais extensa e com menos “decoreba”. “Ele vai saber as diferenças de um vestibular tradicional”, diz Prado.

Dica : leia cada enunciado e separe o que é importante. A maioria das perguntas conta uma historinha para no final apresentar o que quer. Você não pode perder muito tempo nessa leitura, mantenha seu foco.

Você já deve ter conferido aqui no Mundo Conectado, algumas indicações de simulados, mas se não conferiu vale a pena dar uma olhadinha e fazer alguns simulados, mas nada de estudar na véspera.

Simulado Enem 2011 Prof. Cardy – Os simulados online do Prof. Cardy são uma ótima alternativa para quem deseja praticidade na hora do estudo.

Brasil Escola – Para começar, você precisa montar a sua prova, escolhendo a quantidade de questões que deseja responder sobre cada uma das quatro áreas de conhecimento exibidas.

Simulado Estudantes  – Simulado do site Estudantes

Simulado do Jornal o Globo – A nova edição dos Simulados O GLOBO foi especialmente produzida para preparar os estudantes para o Enem 2011.

Dicas de preparação final

O segredo é não estudar na véspera, e sim descansar e dormir bem

É preciso alimentar-se de maneira mais saudável, especialmente para evitar indigestões.

Na véspera do exame, por exemplo, nada de sair com os amigos para uma rodada de pizza ou para comer aquele super sanduíche duplo, pois esses alimentos podem deixar o metabolismo mais lento. Lembre-se são 2 dias de exames.

Já nos dias das provas, tomar café e almoçar bem é essencial. “É preciso tomar um café da manhã reforçado para armazenar energia e ir para a prova almoçado, mesmo que esse almoço seja feito às 11h. O exame é muito longo [das 13h às 18h] e o candidato precisa estar alimentado para conseguir concentrar-se melhor” diz a nutricionista Renata Maria Padovani.

E você já esta preparado ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close