Categorias: Notícias

Estudante desenvolve absorvente para moradoras de rua e é premiada

Com o projeto pioneiro de um absorvente interno sustentável para mulheres em situação de rua, a universitária curitibana Rafaella de Bona Gonçalves obteve uma das melhores e mais importantes premiações internacionais do design.

O projeto visa produzir o absorvente da fibra da banana.

O premio alemão “iF Design Talent Award” é internacionalmente conhecida por sua autoridade no mercado de design e por reconhecer jovens talentos universitários e recém-formados.

“É o melhor prêmio de design que existe. Uma das coisas que mais me motivou foi dar visibilidade ao tema do projeto. Só as pessoas pararem para pensar sobre o assunto já é muito bom. É gratificante”, afirmou a jovem futura designer.

Rafaella atualmente está 22 anos é aluna do 3º ano de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Parlamenteante ao sua graduação , investiu em realizar  um curso de especialização em design voltado para soluções de impacto para o futuro.

Neste segundo curso nasceu o famoso O “Maria – absorvente íntimo”, o seu prestigiado e premiado trabalho de conclusão do curso, apresentado em julho. O objetivo era focar em projetos para acabar com a pobreza.

“Queria trabalhar localmente. Comecei a procurar esse problema em Curitiba. Cheguei aos moradores de rua e, então, cheguei às mulheres em situação de rua. Tem problemas que só cabem a elas”,  informou Rafaella.

O projeto, desenvolvido em quatro meses pela estudante, é um absorvente interno que se adapta às condições das moradoras de rua. Rafaella o define como “prático, higiênico e universal”.
O produto será produzido com a fibra de banana,  um material biodegradável. O intuito de Rafaella é que o absorvente seja distribuído pelo governo.

Foto: Arquivo pessoal

A imagem acima ilustra como seria o produto para comercialização.

Rafaella se inspirou em uma empresa indiana que já disponibiliza absorventes feitos a partir da fibra da banana, e a estudante tem um encontro agendado com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), para apresentar o seu projeto ainda em outubro.

O absorvente projetado pela estudante é um rolo. Para usá-lo, a mulher retira um pedaço do rolo de acordo com o fluxo e a necessidade.

E então, desdobra-se a aba que, após o uso, vai auxiliar a retirar o absorvente. Após de desdobrar a aba, o pedaço do rolo é enrolado e fica pronto para ser usado.

Por enquanto, o absorvente ainda é um projeto aguardando apoio financeiro para que seja distribuído para a população pelo governo.

O prêmio alemão “iF Design Talent Award” obteve 192 projetos inscritos em 2019, segundo o Centro Brasil Design. Ao todo, 91 projetos foram premiados. Dos 13 projetos brasileiros inscritos, o da Rafella foi o único premiado.

A universitária concorreu na categoria estudante, que tinha como tema um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os anos, o iF Design Talent Award tem temas distintos.

Compartilhar
Hanssés Anderson

Uma pessoa que ama uma boa história e sempre teve uma infância bem fértil tendo cadernos e cadernos de contos. O amor foi tão grande que me tornei Redator e um amante de café!

Publicado por
Hanssés Anderson

Mais recentes

Especial de Natal do Porta dos Fundos na Netflix com Jesus Gay, revolta a internet

O Especial de Natal do Porta dos Fundos na Netflix, esta revoltando muita gente, o filme "A Primeira Tentação de…

11/12/2019

Verão 2020, veja o que vai ser tendência

A tendência da moda verão 2020 já é o assunto mais comentado no mundo da moda, a estação mais amada…

11/12/2019

Universitário se recusa a receber material pela mão da professora negra

Mais uma caso de racismo, agora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o aluno Danilo Araujo de Góis, do…

10/12/2019

Cerveja Heineken sem álcool da será lançada no Brasil

A Heineken irá lançar no Brasil sua cerveja sem álcool, a Heineken 0.0 será fabricada no Brasil com a mesma…

09/12/2019

Silvio Santos é acusado de racismo após tirar prêmio de Jennyfer Oliver

A cantora Jennyfer Oliver participou do programa Silvio Santos, ontem 08/12, e venceu com folga as outras competidoras, mas na…

09/12/2019

Presos em regime semiaberto terão gratuidade nos ônibus

Com tantas coisas para melhorar no Brasil, a justiça resolveu fazer parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes, para…

07/12/2019