in

Falta de água : Nível do Cantareira cai para 5,5% e Sabesp estuda reduzir vazão

A falta de chuvas estão fazendo muitas cidades adorem racionamento de água, hoje o superintendente de Produção de Águas Sabesp, Marco Antonio Lopez Barros, admitiu que estuda reduzir a vazão do Sistema Cantareira. E falta de água já atinge milhares de pessoas.

De acordo com a Sabesp, a redução da vazão pode integrar o plano de contingência exigido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) para que comece a captação da segunda cota do volume morto. A companhia informou que o volume de redução da vazão ainda não foi estipulado.

Lembrando que os ministérios públicos Estadual e Federal já ajuizaram ação civil pública pedindo que o uso da água do Cantareira seja restringido.

Não é apenas a cidade São Paulo que esta sofrendo com a falta de chuvas,Itu no interior de São Paulo, já sofre com a falta de água ha mais de 8 meses, sem chuva forte há meses, os reservatórios de Itu estão secando. Desde o dia 7 de julho, o centro e 133 bairros da região central estão recebendo água apenas dez horas a cada dois dias. Nas regiões mais distantes do centro, moradores afirmam que recebem água apenas uma vez por semana, em quantidade insuficiente para encher as caixas domiciliares.

Reservatório da cidade de Itu secou

Problema nacional

O problema de falta de água pode atingir mais cidades ano que vem, no relatório Atlas Brasil da Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 3.000 cidades, ou 55% do total de municípios do Brasil, podem enfrentar problemas de abastecimento de água.

O levantamento considerou a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição e apontou o problema antes mesmo do prolongado período de estiagem que castiga o país.(com informação da Agência Brasil)

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

nega maluca

Receita de Bolo Nega Maluca ( Extra Fácil )

sombra

Saiba como usar mais de uma sombra nos olhos