in

Fim do mistério do vestido ” branco “

O mistério do vestido preto e azul acabou, sim ele é preto e azul, pessoas discutiam a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. Este aí de cima. Para mais de 70% das pessoas que clicaram na enquete, ele é branco e dourado. Mas muitas pessoas o viam claramente como preto e azul. Isso gerou uma discussão absurda no Twitter, Facebook, afinal quem esta certo ?

Houve gente que disse que era uma diferença dos cones do olho de cada pessoa, ou que o azul é uma cor menos “forte” (em espectro), ou que era só uma foto superexposta. Neurocientistas e especialistas em visão eram acordados de noite para dar entrevistas e explicar o fenômeno. Por que, afinal, tanta gente vê a mesma imagem diferente? Ou, pior, por que a mesma pessoa pode ver a mesma imagem em cores diferentes mesmo sabendo o que é o certo?

foto vestido azul
Foto original do vestido durante a festa de casamento; pessoalmente ele é azul e preto
(Foto: Reprodução/Tumblr Swiked)

O pessoal da revista Wired foi a busca de uma resposta, e encontrou, se você observá-lo contra outro fundo, com a exposição ligeiramente melhor calibrada, provavelmente o verá preto e azul. A Wired ajustou apenas a luminosidade da imagem e a colocou em uma boa reportagem sobre a ciência do fenômeno:

Os olhos humanos e cérebros evoluíram para ver a cor em um mundo iluminado pelo sol, “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, disse Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA, que estuda a visão, à Wired.
Ele e outros cientistas confirmaram que o escândalo do vestido foi um fenômeno de viés de percepção visual bastante único.

O ponto é, o seu cérebro tenta interpretar as cores, e depois dá uma resposta rápida para as cores vistas, o tipo de cor que recaiu sobre o vestido no momento da foto pode ser a maior pista para os pesquisadores perceberem o que causa a polêmica. “Se eu for eu um quarto e ligar uma luz que é completamente vermelha, os objetos brancos irão refletir a cor vermelha também”, disse o médico Jay Neitz, oftalmologista e especialista em pesquisas envolvendo visão e cores, ouvido pelo site Vice.

“Se também houver algo vermelho no quarto, então ele também irá refletir a cor vermelho. Só que quando o seu cérebro tenta processar de que cor algo é na luz vermelha, ele poderá te dizer, na maior parte das vezes, que a cor é branco – mesmo se, na luz normal, o objeto for realmente vermelho”, diz.

Esta é a explicação mais plausível para o fenômeno da foto com o vestido: já que a primeira foto foi tirada em uma luz azulada, a ilusão de ótica faz com que seu cérebro pense que o vestido é realmente branco.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

congelar

Como congelar e conservar os alimentos

raiz maca

Conheça a raiz que promete ser o viagra natural