Todos nós sabemos que a fofoca é universal, mas ela é realmente ruim ?
Uma pesquisa publicada na revista Social Psychology and Personality Science analisou milhares de conversas para entender melhor a verdadeira natureza da fofoca.
Ao contrário do que normalmente se sabe, a fofoca pode não ser tão negativa como se imagina.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da University Riverside da Califórnia analisaram conversas de aproximadamente 467 pessoas, durante um período usando um gravador.
O EAR como foi chamado, é um dispositivo portátil que reproduz sons do ambiente próximo a um usuário.
Os participantes da pesquisa foram estimulados a usar o dispositivo durante todo o dia, no período do teste. Isso permitiu que os pesquisadores pudessem ouvir e analisar de forma discreta, o conteúdo das conversas dos participantes.
Com a análise dos resultados os pesquisadores constataram que:
- Mulheres fofocavam significativamente mais do que os homens;
- Pessoas muito extrovertidas e muitos amáveis tendem a fofocar mais do que outras.
Leia em nosso site :
Veja Os Erros ‘Fatais’ Durante Entrevistas De Emprego
5 Sinais Que Você Pode Ser Demitido
Os pesquisadores puderam classificar a fofoca em três categorias distintas:
- fofocas positivas / agradáveis;
- fofocas neutras ( que não são necessariamente positivas ou negativas) ;
- fofocas negativas / maliciosas.
Analisando as três categorias separadamente, descobriram que as pessoas mais jovens tendem a fofocar mais negativamente do que as pessoas mais velhas.
Descobriram que as pessoas com maior poder aquisitivo tendem a fofocar de forma mais neutra em relação às que têm poder aquisitivo mais baixo.
Foi constatado que as pessoas mais pobres e menos instruídas se envolvem mais em fofocas do que os ricos.
Os pesquisadores também estavam interessados em entender como as pessoas fofocam. Em outras palavras, quais são motivos mais comuns, em que horas do dia e quais as características da conversa, o que realmente define fofoca?
Para começar, eles relatam que quase todo mundo fofoca.
Eles afirmam que sua difusão sugere que “as sanções contra a fofoca podem ser fúteis e ressaltam a importância de entender a fofoca em um nível descritivo”.
Os pesquisadores estimam que uma pessoa média gasta 52 minutos por dia fofocando.
No entanto, eles notam que a maioria das fofocas, exatamente 75%, é de natureza neutra. Quinze por cento da fofoca é negativa, enquanto os 10% restantes são positivas ou agradáveis.
Eles notaram também que a fofoca tende a ser predominantemente sobre conhecidos do que celebridades, e tipicamente envolve uma troca de informações sociais em vez de pensamentos sobre a aparência física ou realizações de alguém.
Colocando tudo isso em um cenário atual, o estudo desenha uma imagem mais colorida da fofoca e sua utilidade para a vida cotidiana mais do que muitos imaginariam. No entanto, tenham uma conversa interessante na próxima vez que der uma paradinha no bebedouro ou na pausa para o café.