Golpe do FGTS atingiu mais de 70 mil pessoas em 1 dia

Armadilha, compartilhada via WhatsApp, promete resgate do FGTS de até R$ 1.900. Disseminada via WhatsApp, a página falsa se assemelha a outra URL maliciosa que impactou mais de 360 mil pessoas em maio de 2017, mesma época em que houve de fato liberação de dinheiro de contas inativas do FGTS.

Ao entrar no link, a vítima é induzida a responder algumas perguntas, como “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos?”.

caixa

Independentemente das respostas, ela é encaminhada a uma nova página que supostamente atesta o direito de receber o dinheiro e pede para que ela compartilhe a página com amigos antes de mostrar uma lista com nomes de beneficiários.

Desta forma, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um maior número de vítimas.

Segundo Emílio Simoni, diretor do dfndr lab, o objetivo desse golpe é encaminhar o usuário a se cadastrar em serviços de SMS pago. “A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima fica vulnerável a cobranças indevidas”, esclarece.

Para dar mais realismo ao ataque, os hackers criam comentários de falsos usuários elogiando a promoção, como, por exemplo, “Acabei de sacar o meu”, “deu certo comigo!” e “meu nome está na lista, vou sacar”.

Posicionamento da Caixa Econômica Federal sobre o golpe:

A Caixa Econômica Federal esclarece que não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas ao FGTS e que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails, spam, whatsapp, sites falsos ou por telefone.

A CAIXA informa que o trabalhador pode verificar informações regularmente por meio do App FGTS, do endereço eletrônico www.caixa.gov.br/fgts, área “Serviços para o Trabalhador”, opção “Extrato do FGTS” ou pelo telefone 0800 726 0207 – ATENDIMENTO AO TRABALHADOR. O trabalhador também pode optar pelo recebimento de informações via SMS, via dispositivo móvel de telefonia, onde obtém, mensalmente, as informações sobre os depósitos, créditos de remuneração da conta e saldo da conta vinculada.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários