Google anunciou nesta segunda-feira, 15, que vai comprou a Motorola Mobility por US $ 12,5 bilhões, a Motorola é uma das 39 fabricantes de smartfonesh que usam sistema operacional Android do Google.
Com o negócio, a companhia espera alavancar os investimentos no sistema operacional Android, presente em mais de 150 milhões de aparelhos em todo o mundo – são 550 mil ativações por dia.
Em um post no blog oficial da empresa, o co-fundador e CEO Larry Page escreveu que o Google adquiriu a Motorola não só devido à sua força no Android, mas também por ser um “líder de mercado nos dispositivos domésticos e empresariais.”
É também um movimento para criar portfólio de patentes da empresa, acrescenta o Ceo, uma vez que irá “permitir-nos proteger melhor o Android das ameaças da Microsoft, Apple e outras empresas, com registros de patentes”.
“A combinação entre Google e Motorola não irá sobrecarregar apenas o Android, vai também aumentar a concorrência e oferecer aos consumidores inovações aceleradas, maior possibilidade de escolha e maravilhosas experiências”, continuou o executivo. “Estou confiante de que essas grandes experiências criarão enormes valores para os acionistas.”
O Android continuará a ser uma plataforma aberta e a Motorola será administrada como um negócio separado.
A grande questão agora é: como HTC, LG, Samsung, Sony Ericsson, Acer, Lenovo e outras fabricantes de aparelhos Android irão absorver esta notícia?