Greve dos bancários, saiba como pagar contas e seus direitos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Os bancos estão em greve desde a terça-feira (06/09), mas, mesmo com os serviços suspensos, você deve pagar as contas em dia para evitar multas e juros. É preciso que você se organize, pensando nisso separamos algumas dicas de como pagar as contas durante a greve dos bancários.

Não deixe de pagar

A Proteste Associação de Consumidores lembra que a greve não pode ser motivo para protelar pagamentos. por isso quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico ou não usa o banco pela internet, pode recorrer às agências lotéricas, correspondentes bancários (como os Correios) e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas.

Lembrando : Caixa Econômica Federal tem convênio com as loterias; o Bradesco com os Correios, e o Banco do Brasil com os supermercados Extra, Compre Bem, Pão de Açúcar e Barateiro. Algumas lojas de departamento e drogarias também recebem as contas de água, telefone, luz, gás, entre outros serviços.

Golpes

Como os bancos estão em greve, muitas pessoas estão sofrendo golpes com falsos atendentes, então não aceite ajude e lembre-se a senha do cartão é de sua responsabilidade.

Publicidade

Sacar dinheiro

Se você precisa sacar dinheiro e a agencia perto da sua casa esta com os caixas eletrônicos parados, você deve entrar em contato com o banco, por telefone, e solicitar uma alternativa. O banco tem a obrigação de lhe instruir.

Contas de água e luz

As contas de tarifas públicas, como água, telefone e energia, podem ser pagas nas Lotéricas e correspondentes bancários, caso esteja com problemas a orientação da Associação dos Consumidores Proteste é que o consumidor entre em contato com as concessionárias para negociar uma forma de pagamento.

Serviços Bancários essenciais

Por lei, todos os bancários essenciais devem ser feitos, como cheques e DOCs devem ter a compensação nos prazos normais estipulados pelo Banco Central. E caso você tenha um cheque devolvido e precise busca-lo, o banco deve ter alguem para esse tipo de atendimento.

Não conseguiu pagar ?

Caso seu fornecedor não lhe de alternativas pagar, você deve documentar os pedidos de opções alternativas para quitar a divida (e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento) e entrar com o processo no Procon, assim quando a greve terminar você pagará o divida sem juros, mas sempre tente pagar.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.