Pais devem redobrar atenção com as crianças na praia, pois alem dos perigos do mar, muitos crimes acontecem na areia. Em Santos, litoral de São Paulo, uma guarda-vidas municipal evitou que algo de mais grave ocorresse com um menino de 8 anos.
O menino estava na praia, com o pai, a mãe e o irmão mais velho, mas bastou um segundo de distração para que o garoto fosse arrastado para o mar por um homem desconhecido. O homem pegou o garoto quando ele estava sozinho e para não despertar suspeitas o rapaz abraçou o garoto, como se fosse seu filho e o levou pro mar, foi quando a guarda-vidas Roberta Alessandra Oliveira Costa, entrou em ação.
Ela viu a movimentação e foi atrás do homem, durante a caminhada para o mar, ainda viu o homem mergulhar o garoto. “Já tinha visto a criança com os pais e o irmão em um guarda-sol atrás do cadeirão. O homem que abraçou a criança e a levou para o mar estava malvestido e não era da família. Por isso, achei tudo muito estranho e entrei na água”, disse ela em entrevista ao jornal Tribuna.
Quando chegou perto dos 2 a guarda-vidas ainda lutou para resgatar o menino, que correu para onde estava a família. O homem foi deito e acusado de sequestro. “Não demorou um minuto. Conversava com o meu outro filho, quando tudo aconteceu, bem perto de mim. Graças a Deus, a guarda-vidas percebeu a tempo e evitou o pior”, desabafa o pai da vítima.
>
Cuidados com crianças
A atenção deve ser redobrada com crianças na praia, poia, a praia é um dos locais de maior ocorrência de crianças perdidas durante essa época. a principal orientação dos Bombeiros é para que os pais ou responsáveis observem as crianças durante todo o tempo em que eles estejam na praia. Além de colocar uma etiqueta de identificação (como as pulseiras distribuídas, que são à prova d’água), é importante que os adultos mostrem às crianças alguns pontos de referência trecho onde a família está instalada na praia.