Site icon Portal Elos

Hacker russo desvenda protocolo do Skype

[adrotate group=”9″]Um pesquisador russo chamado Efim Bushmanov anunciou, em seu blog , ter desvendado o protocolo do Skype , famoso comunicador de voz mundial. Segundo o hacker , a ação foi possível graças ao método de engenharia reversa (algo como desmontar um equipamento para ver como ele funciona).


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

“Meu objetivo é tornar o Skype open source (código aberto)”, afirmou Bushmanov na semana passada. Seu blog incluiu downloads de arquivos compatíveis com as versões do Skype 1.4, 3.8 e 4.1 além do desmonte arquivos de banco de dados IDA Pro e código-fonte.

Bushmanov disse que decidiu publicar seus esforços por causa de história divulgada pelo The Wall Street Journal que detalhava como as agências de segurança dos países do Oriente Médio fazem para escutar as comunicações do Skype. Também espera, com isso, recrutar mais pessoas para ajudá-lo a completar a engenharia reversa do comunicador, que alega ainda não estar completa.

A resposta do Skype foi ligitiosa: “este uso não autorizado de nosso aplicativo para atividades maliciosas como spam e pishing infringem a propriedade intelectual”, afirmou a companhia em um comunicado enviado por e-mail. “Estamos tomando todas as medidas cabíveis para prevenir e acabar com as tentativas nefastas de subverter o Skype. O Skype leva a sério a segurança de seus usuários e trabalharemos incansavelmente para assegurar a cada pessoa a melhor experiência possível”.

Normalmente a lei de copyright abre uma exceção para software de engenharia reversa, desde que seja feito corretamente. Um dos mais famosos exemplos de engenharia reversa feito de modo correto aconteceu nos anos 80, quando a Phoenix Techonologies quis construir um BIOS que fosse compatível com a propriedade BIOS da IBM.

Sair da versão mobile