Horário de verão termina domingo e alivia muita gente, veja o que muda

Para alegria de alguns e tristeza de outros, o horário de verão termina nesse fim de semana

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

O horário de verão é aplicado em dez estados brasileiros e no distrito federal, e neste fim semana acaba o horário de verão, à meia-noite do sábado, 17, para o domingo, 18, no Distrito Federal, nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os moradores devem atrasar o relógio em uma hora.

No Brasil o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional, mas em alguns anos o horário não foi adotado. Mas desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente.

Muitas pessoas não gostam desde horário, principalmente em razão da alteração das rotinas do dia dia, pois as pessoas precisam acordar mais cedo para irem ao trabalho ou à escola . Segundo pesquisas metade da população não gosta do horário de verão.

Quem mais sofre com essa alteração de horário são as pessoas vespertinas, que gostam de ir dormir mais tarde e possuem uma dificuldade natural para acordar cedo.

Estima-se que a medi da poupe aproximadamente 5% de energia das hidroelétricas. Mas, na prática, poucos consumidores sentem essa economia no próprio bolso.

Publicidade

Origem do horário de verão

A ideia moderna do horário de verão foi proposta pelo neozelandês George Hudson em 1895. A Alemanha e a Áustria-Hungria organizaram a primeira implementação, começando em 30 de abril de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Vários países usaram-no diversas vezes desde então, particularmente durante a crise da energia em 1970.

Mas em a primeira menção à ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, isso quando ainda não existia luz elétrica. Mas sua ideia não recebeu qualquer receptividade, quer dos governos, quer da sociedade científica

Como se adaptar novamente ao velho horário

Muitas pessoas demoram para se adaptar ao novo horário, demoram para dormir ou não sentem fome. Principalmente as crianças, idosos e as mulheres por conta das oscilações hormonais cíclicas.

Por isso é indicado continuar comendo próximo aos horários anteriores e comer alimentos leves de noite e se possível evitar cigarros, bebidas alcoólicas ou estimulantes durante a noite.

Leia também : 3 dicas para lidar com a insônia

Horário de verão vai acabar ?

Nas redes sociais existem um intenso debate para o fim do horário de verão, e o próprio governo já estudou acaba-lo, e talvez no fim do ano ele nem exista, pois se tiver será menor devido as eleições dos dias 7 (primeiro turno) e 28 (segundo turno) de outubro, como a economia de energia será pequena existe a possibilidade de não haver Horário de verão e, 2019.

E o que você acha do horário de verão ? Comente !

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.