in

Inep tem 72 horas para se manifestar sobre anulação do Enem

Publicidade

A Justiça Federal no Ceará deu 72 horas para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) se pronunciar sobre o pedido de anulação total ou parcial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, feito pela Procuradoria da República no Estado.

Segundo o juiz Luis Praxedes Vieira da Silva, o prazo será contado “minuto a minuto”, a partir da hora do recebimento da intimação (que ocorreu às 12h46 [13h46 de Brasília]). O Inep havia pedido dez dias, mas a Justiça negou o prazo. O juiz disse, no despacho, que decidirá com ou sem manifestação do governo.

Questões que vazaram do Enem

O defensor público federal Ricardo Salviano irá enviar, na tarde desta sexta-feira (28), uma recomendação ao MEC (Ministério da Educação) para que anule todo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 ou pelo menos as 14 questões que vazaram no colégio Christus, de Fortaleza.  “O objetivo é um só, garantir a isonomia dos candidatos do Brasil inteiro”, disse Salviano.

Publicidade

Para o defensor, como o Enem “é um concurso nacional, a solução não pode ser no âmbito local, somente no Ceará”. O ministério terá dez dias para responder a recomendação. “Se eles não acatarem, a gente pretende entrar com uma ação civil pública”, afirmou o defensor.

“Coincidência”

O diretor do Bernoulli, Rodrigo Domingos, afirmou que o fato de os exemplos (e o resultado) serem exatamente iguais é uma coincidência. “Os nossos professores, os dos outros sistemas de ensino ou escolas e os autores de questões do Enem ao criarem questões muitas vezes se baseiam em figuras ou dados que tiram da internet. Por isso, a coincidência às vezes até mesmo em um número ou outro”, disse por e-mail ao UOL .

Veja mais : prova teria vazado no Ceará

Fonte UOL

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !
  1. O FIM DO VESTIBULAR E SUAS TRAPAÇAS

    O ENEM a meu modo representa o maior avanço do sistema educacional brasileiro. A grande virtude do exame consiste na mensuração individual de cada estudante avaliado e a vantagem de o mesmo se reavaliar sempre que desejar.
    O ENEM de certa forma democratiza a avaliação dos saberes, visto que todos os alunos, sejam das escolas públicas ou privadas são submetidos a um mesmo processo de mensuração, cujos resultados são individualizados.
    O que se percebe durante as aplicações deste exame é a forma como ele mobiliza docentes e discentes em busca dos melhores resultados e assim ingressar no tão sonhado curso superior.
    Quanto às possíveis irregularidades no que se refere ao vazamento de questões e resposta é algo que deve ser apurado de forma severa.
    Ora se o ENEM está sujeito a esta situação o que não poderíamos dizer dos inúmeros vestibulares aplicados por instituições de ensino superior no Brasil.
    Existem escolas privadas de renome que tem acesso a questões e resultados de muitos vestibulares antes mesmo deles acontecerem, pois membros da CEV – Comissão Executiva do Vestibular de muitas universidades públicas fazem comércio de parte destas questões e respostas (conhecidas como bizús) entre as mesmas para que seus alunos se destaquem diante da mídia como os melhores.
    O que se sabe é que quando um aluno com certa capacidade intelectual disputa um vestibular já sabendo de parte das respostas, grandes são as suas vantagens de conquistar uma vaga, principalmente nos cursos superiores mais disputados.
    O ENEM deve ser mantido, pois representa o fim definitivo de um problema de igual forma e teor, porém bem maior, que ocorre na elaboração de diversos vestibulares que representam quantias milionárias gastas pelos estudantes brasileiros e que fazem a alegria de muitos reitores.
    Pequenos ajustes na seleção dos conteúdos e algumas medidas de segurança resolverão o problema.
    Somente assim daremos fim no malfadado vestibular e suas trapaças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Tablets e saúde: muito mais do que você pensa

Top Blog 2011