Já trocou o seu ? Novos extintores serão exigidos a partir 2015

11

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

A partir de 1º de janeiro de 2015, os veículos deverão estar equipados com extintores de incêndio do tipo ABC. Os equipamentos permitidos atualmente pela legislação federal, do tipo BC, deverão ser substituídos até 31 de dezembro de 2014. E a mudança é para todos os tipos de veículos.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo, que deverá ser retido para regularização.

O novo extintor tem validade maior, de cinco anos; o do tipo BC vence a cada três anos e pode ser reabastecido uma vez, com validade de um ano após a nova carga. Válida para todo o país, a regra inclui carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada.

A norma foi confirmada em novembro de 2009, quando se fixou o início da obrigatoriedade do novo extintor a partir de 1º de janeiro de 2015.

Publicidade

EXTINTORES abc

Qual a diferença ?

Extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.).

[adrotate group=”11″]

O gerente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em Londrina, Jair Ciquini, alerta para o que deve ser observado na hora da troca dos extintores. Os motoristas precisam conferir se o equipamento está lacrado, se está com a pressão dentro da faixa de operação e se está dentro do prazo de validade. “Quanto mais recente for a fabricação, melhor. Quem compra um extintor fabricado em 2013, por exemplo, já está ‘perdendo’ um ano de uso”, explicou.

Receba atualizações em tempo real grátis

11 Comentários
  1. joao dias Diz

    eeeeee

  2. Raimundo Neves Diz

    PARA QUE POSSA SER EXIGIDOS OS NOVOS EXTINTORES A Partir de 2025, teriam que primeiro fazer a divulgação nas mídias por um tempo determinado para que depois fosse obrigatório a troca do mesmo.
    E eu tenho certeza que ninguém está sabendo disso.

    1. WORLD OF EXTINTORES Diz

      Esse extintor esta para ser trocado a mais de 10 anos ate que agora em 2013 a lei foi aprovada para que a partir de janeiro de 2015 cera obrigatório em todos os veículos

      E A MULTA NÃO É BARATA…

  3. Erminio Sá Diz

    Providencia logo pra comprar um.

  4. Mariza Maia Diz

    Troquei o extintor em 02/12, e paguei R$ 50,00, verifiquei na embalagem e não encontrei a data de fabricação, mas consta que a validade é de 05 anos. Na parte de segurança consta que vale até o 1º semestre de 2020. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: Porquê a obrigatoriedade de um extintor se a maioria não sabe como manusear o mesmo em caso de sinistro?

  5. Mariza Maia Diz

    Troquei o extintor em 02/12, verifiquei na embalagem e consta que a validade é de 05 anos, sem no entanto ter encontrado a data de fabricação, mas costa que é válido até o 1º semestre de 2020. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: Porquê a obrigatoriedade do extintor sendo que a maioria dos motoristas não sabem manusear o mesmo em caso de sinistro?

  6. Priscila Diz

    Pode até ter um político por traz disto tudo, mais sério gente o extintor é um item de segurança indispensável, eu sou uma que opino que se deveria ter além do extintor, macaco e jogo de chave teria que ter cones e disco de tacografo em todos os veículos. Só assim os brasileiros respeitariam o transito (e olhe lá)

  7. Márcia Diz

    e bom verificar

  8. Evanio Souza Diz

    Lembram da exigência do kit de primeiros socorros? O governo com certeza ta levando vantagens

  9. Pedro Souza Diz
  10. Claudio Bucci Diz

    Ouvi falar mas não sei se é verdade , preciso verificar . Tambem é multado quem levar o extintor ainda dentro da embalagem . Tem que estar livre de qualquer invólucro .

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.