Uma jovem de 21 anos colocou o piercing em 2018 e depois de 1 mês começou a ter problemas, com isso adquiriu uma infecção e acabou ficando paraplégica.
Em entrevista a revista Ana Maria, Layane Dias contou que um caroço vermelho apareceu no nariz e depois de alguns dias sumiu, mas começou uma dor muito forte nas costas e nos posto de saúde só foi medicada com remédios para dor.
E o quadro de saúde dela foi piorando e ela acabou internada para fazer exames que indicou infecção e uma ressonância mostrou pus na sua medula espinhal.
A infecção motivada pela aplicação do piercing foi tomando proporções gigantescas e ela submetida a um processo cirúrgico de emergência mas acabou perdendo os movimentos das pernas.
De acordo com o neurocirurgião Oswaldo Ribeiro Marquez, que acompanhou o tratamento da Layane, ela foi vítima de uma bactéria extremamente resistente. Conhecida como Staphylococcus Aureus, a bactéria é comumente e pode causar mazelas em diferentes níveis, quando consegue atingir a corrente sanguínea de uma pessoa.
Outro caso parecido foi de uma jovem da Autralia, que com um Pincel De Maquiagem Emprestado a deixou Paraplégica.
Layane disse ainda que sempre foi muito vaidosa e não estava pronta para expor o que tinha acontecido com ela, mesmo com o incentivo da família e dos médicos. Foi através do Instagram (veja o perfil dela) que ela conseguiu compartilhar com as pessoas sobre o que havia passado, tornando-se inspiração para várias meninas.
Segundo Felipe Tuon, professor do Adjunto de Infectologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), casos como o de Layane são raros, mas podem acontecer por uma série de fatores, como as condições de higiene do estúdio onde ocorreu a perfuração e o próprio organismo da pessoa.
“Muito provavelmente ela já possuía uma grande quantidade dessas bactérias no nariz e, ao furar o local, elas encontraram uma forma de chegar até a corrente sanguínea e se proliferarem”, explicou o médico.
Colocar piercing é seguro ?
Colocar piercing no nariz ou em qualquer outra parte do corpo necessita de cuidados, um deles é material a ser usado, o níquel que é muito usado tem chances de provocar dermatite, já o ouro branco, por exemplo, é mais seguro.
Claro que procurar um studio limpo e que tenha toda a documentação é extremamente vital para sua saúde, pois você vai furar seu corpo e chances de infeção são grandes.
O locais que menos apresam problemas são as orelhas e as sobrancelhas, pois são lugares arejados e de fácil limpeza, e a cicatrização dura em médias 3 meses.
Já o Nariz, é um local mais úmido o que ajuda no desenvolvimento de bactérias e piercing fica exposto à sujeira que aumenta os riscos de infecção. O tempo de cicatrização varia entre dois e quatro meses
A Língua e as partes intimas também são regiões mais propensas a ter problemas e exige ainda mais cuidados.
Para evitar que o piercing infeccione todo cuidado é pouco, como lavar as mãos antes de tocar no piercing, se possível com sabão antibacteriano e sempre limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico.