MEC investe R$ 3,7 mi em lacre eletrônico para Enem

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelas provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, vai testar pela primeira vez um lacre eletrônico para reforçar a segurança do exame. O valor do contrato é de R$ 3,7 milhões para 20 mil lacres.

Para as provas deste fim de semana, dias 3 e 4 de novembro, serão testados 10 mil lacres. Os outros 10 mil serão usados nas demais avaliações feitas pelo Inep ao longo do ano. O dispositivo funciona como um chip, registrando o horário em que as provas são lacradas nos malotes na gráfica e, após, o horário que eles serão abertos dentro das salas de aplicação do exame.

Alem disso na semana passada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as provas serão distribuídas e aplicadas “com total segurança”. O esquema em torno do transporte e distribuição das provas contará com 72 batalhões do Exército, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.

De acordo com o ministro, houve ainda reforço no treinamento dos fiscais que irão aplicar as provas.

Devido às sucessivas falhas na segurança das provas, o Inep trabalha para garantir que novos problemas não prejudiquem a credibilidade do exame.

Lembrando que em 2009, houve o vazamento da prova na gráfica responsável. E em 2010, trocou-se o cabeçalho de um dos cartões-resposta e provas do caderno amarelo tiveram falhas de encadernação. No ano passado, estudantes de um colégio cearense tiveram acesso antecipado a algumas questões, devido ao vazamento do pré-teste.

2012

Neste fim de semana, 5,7 milhões de estudantes participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado (3), primeiro dia de provas, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos e de matemática. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que vale 50% da nota total.

O exame avalia os conhecimentos dos estudantes que concluem o ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de diversas de instituições de ensino superior públicas e privadas.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.