kanban
in

Melhore sua produtividade com a ajuda do kanban online

Publicidade

O sistema kanban é um aliado poderoso para alinhar produção e demanda. A chamada cadeia logística da ferramenta, com base no conceito just in time, consiste em impedir o excesso de trabalho e executar somente o que é requisitado. Criado no final dos anos 40 pelo engenheiro industrial da Toyota Taiichi Ohno, o kanban pode ser aplicado não somente em empresas como também na rotina de estudantes, profissionais autônomos e pessoas que necessitam de organização para executar tarefas do dia a dia. Por meio do método é possível monitorar visualmente processos e saber qual a urgência de cada um, administrando o tempo de maneira eficiente.

Um dos fatores mais recorrentes na sociedade atualmente é a falta de tempo, que acaba impedindo a realização de determinadas tarefas e o cumprimento de metas. Segundo levantamento recente realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, cerca de 36,73% dos 12.121 participantes da pesquisa afirmam que precisam ter mais controle com horários e calendário. Os dados convergem para pesquisas do Ibope Inteligência: 35% dos brasileiros se sentem insatisfeitos com o próprio aproveitamento do tempo.

O tempo a seu favor: como o kanban pode ajudar?

Todo mundo possui tarefas para cumprir, diariamente. Você sabe distinguir o que é urgente e o que não é? Especialistas em administração do tempo e produtividade recomendam que o fator “última hora” seja excluído da rotina do indivíduo. Tal fato representa o primeiro passo para uma reformulação mental que, posteriormente, resultará em novos hábitos e atitudes. Com efeito, é preciso saber a distinção entre o que é importante (algo que aufere resultado), o que é circunstancial (corriqueiro e desnecessário) e o que é urgente (situação de pressão e prazo esgotado).

Publicidade

A percepção do que é urgente e o que é importante é que vai permitir que a questão do prazo seja resolvida de forma efetiva. Por meio da ferramenta kanban é possível controlar tarefas diárias de modo que não se perca o foco em cada etapa, definindo o que ainda está por fazer, o que está em andamento e o que já foi concluído. Atualmente há plataformas como a Sabesim que contam com o kanban online, tornando o controle e a execução de atividades muito mais interativa e eficiente.

Estratégia é eficaz para autônomos e estudantes

Além de ser aplicado em empresas de diversos portes, o kanban também é uma verdadeira mão na roda para estudantes e profissionais autônomos.

Para quem está se preparando para exames e provas e precisa de um cronograma de estudos, que deve ser seguido à risca, a fim de que o aluno se prepare da melhor forma possível, o sistema é extremamente útil. Isso permite uma visualização de disciplinas e sua relação de tempo e estudo. Para quem trabalha por conta própria, a ferramenta auxilia na autogestão e organiza todas as atividades necessárias para determinada tarefa, priorizando a produtividade e a qualidade do produto ou serviço.

Você utiliza algum método para organizar suas tarefas? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

tratamento zika virus

Planos de saúde terão que cobrir diagnóstico e tratamento do Zika Vírus

Esteticista

Esteticista, a profissão em um setor que cresce 10%