in

Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso

Publicidade

Pela primeira vez na história, metade da população brasileira está acima do peso, segundo dados da pesquisa Vigitel, que coleta informações para o Ministério da Saúde, mostram que o percentual dos considerados “gordinhos” chegou a 51% em 2012. O índice, que em 2006 era de 43%, subiu pouco a pouco. Chegou a 48,5% em 2011. Em 2012 houve a virada.

Entre os homens, o problema é maior: 54% estão acima do peso, contra 48% das mulheres. O índice sobe no grupo masculino de maior escolaridade, chegando a 58% entre os que ingressaram na faculdade. Já entre as mulheres a situação se inverte: das que estudam até oito anos, 57% estão acima do peso, percentual que cai para 40% entre as que têm nível superior.

Problema de obesidade


A dieta alimentar inadequada é apontada como o maior problema. Dos 46 mil entrevistados, 31% dizem comer carne com gordura regularmente e 26% bebem refrigerante cinco ou mais vezes por semana. O consumo de carne gordurosa entre pessoas com 18 a 24 anos é de 39%. Nesse grupo, 36% tomam refrigerante em excesso.

Publicidade

O levantamento, realizado anualmente nas capitais brasileiras desde 2006, apresenta indicadores da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação, sedentarismo e consumo de álcool.

Dicas:

A estratégia mais fundamental da perda de peso bem sucedida é queimar mais calorias do que ingere. Ajuste sua dieta reduzindo alimentos ricos em gordura, e faça algum exercício simples por 20 minutos, três vezes por semana (caminhada é uma ótima opção).

Academia está se tornando cada vez mais popular, e, desde o exercício que você faz é bem planejado, ele pode ser extremamente benéfico. O exercício aeróbico tem que ser o ponto focal do seu plano, caso contrário, você pode fazer mais mal do que bem. Desde que você aderir a esta regra básica, algum treinamento do peso ou resistência anaeróbia pode ajudar a tonificar o corpo. Isso lhe dará mais força e vitalidade, e deve aumentar a sua confiança.

Veja a matéria : Saiba quantas calorias você pode consumir por dia


Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Sony manda trabalhador para 'sala do tédio'

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

Consumo ultrapassou capacidade de renovação da Terra