in

Miséria volta a crescer no Brasil

miseria

Segundo o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apontou que, entre 2012 e 2013, o número de pessoas que vivem na extrema pobreza (miséria) no País teria aumentado em 0,4 ponto porcentual, passado de 3,6% da população para 4%.

O órgão ainda não apresentou nenhum estudo. Apenas atualizou as estatísticas na plataforma de dados Ipeadata no fim da semana passada, em 30 e 31 de outubro. Esses dados não foram divulgados durante as eleições por decisão do órgão sob a alegação de não influenciar no resultado das eleições.Pela primeira vez em dez anos, dados do Governo Federal mostram que a miséria voltou a crescer no Brasil.

O total de pessoas que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003.

A linha de extrema pobreza levada em conta pelo Ipea é uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa, com base em recomendações da FAO – órgão da ONU para a agricultura e alimentação – e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O governo atribui a diferença a uma flutuação estatística, uma diferença na amostra, dentro da margem de erro do levantamento. “Não é correto afirmar que houve aumento”, garantiu a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

A forma como o Ipea vem conduzindo a divulgação de dados foi alvo de críticas no mês passado, depois que um de seus diretores, Hérton Araújo, pediu exoneração por não concordar com o adiamento da divulgação da análise social da Pnad para depois das eleições.

A verdade é que mesmo com programas sociais a miséria continua, o governo deve combater a corrupção e ajudar o Brasil a crescer, somente com desenvolvimento é que a miséria e combatida.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como Fazer Arroz De Forma Fácil E Rápida

Como fazer arroz fácil e rápido

fotos whatsapp

5 Cuidados ao compartilhar fotos pelo Whatsapp