Mozilla quer construir sistema operacional universal

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A fundação Mozilla anunciou em seu blog que criará um sistema operacional aberto. Chamado B2G (Boot to Gecko), ele hospedará aplicativos e documentos na nuvem, similar ao Chrome OS, mas será voltado para smartphones, tablets e outros portáteis. Segundo Andreas Gal, pesquisador da Mozilla, “o projeto ainda está no início”.

“Queremos (…) preencher as lacunas que impedem os desenvolvedores web de construir aplicativos que sejam (…) de todas as formas (…) iguais aos apps nativos para iPhone, Android e Windows Phone 7”, escreveu um grupo de desenvolvedores da Mozilla.

O objetivo da Mozilla com o B2G é criar um sistema operacional completo, aberto e independente. Além disso, a fundação quer dar suporte aos desenvolvedores para criarem apps iguais aos nativos do iOS, Android e Windows Phone7.Em um debate sobre o B2G, Andreas Gal, um dos desenvolvedores-chefes, declarou que o intuito final era “quebrar o estrangulamento de propriedade de tecnologias no mundo dos dispositivos móveis”.

Problemática

Hoje os desenvolvedores precisam reescrever os aplicativos para funcionar em diversas plataformas de smartphones. Na década passada, muitos tentaram criar tecnologias para que os desenvolvedores pudessem construir um aplicativo uma só vez e fazê-los funcionar em vários sistemas operacionais móveis, mas as tentativas não deram certo.

Com o advento do HTML5, alguns desenvolvedores indicam que cada vez mais aplicativos móveis poderão rodar em um navegador e, ao mesmo tempo, aparentar e dar a sensação de ser um app nativo.

O código fonte do sistema operacional será compartilhado entre os colaboradores do projeto. Ontem, grupo de discussão com tópicos sobre o SO foi ao ar.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close