in

Mulheres de 35 a 45 anos são maioria em operação de redução do estômago

Cerca de 70% das pessoas que fazem cirurgia bariátrica ( operação de redução do estômago ) no país são mulheres entre 35 e 45 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Mas a entidade aponta que pacientes mais novos têm buscado o procedimento.

Portaria do Ministério da Saúde, assinada hoje (19), reduz de 18 anos para 16 anos a idade mínima para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada após pesquisas mostrarem o aumento no número de adolescentes obesos. O procedimento é indicado para aqueles de correm risco devido aos excesso de peso.

Para o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Mário Carra, as mulheres são maioria entre os pacientes por serem “mais cuidadosas” com a saúde e porque “procuram tratamento mais eficaz”. Depois de fazer dietas e tratamentos a base de remédios para emagrecer, a jornalista Luzia Tremendani, de 32 anos, recorreu à cirurgia bariátrica há quatro anos. Ela perdeu 40 quilos após o procedimento. “Passei a vida inteira fazendo tratamento para emagrecer, meus pais me levavam a endocrinologistas, psicólogos. Na adolescência, entrei na fase dos remédios para emagrecer e quando eu vi que não dava mais eu optei pela cirurgia”, relembrou.

Mário Carra explica que, após a operação de redução do estômago, a mulher que desejar ficar grávida deve esperar período de 18 a 24 meses. “É uma cirurgia de grande porte e pode trazer problema para ela e para o feto”.

Esta acima do peso ?

A verdade é que já existem uma infinidade de livros para emagrecer como os eficientes Emagrecendo de vez em 10 dias e o A Alimentação Saudável .

Mas o importante é sempre manter uma alimentação saudável e fazer exercícios.

E lembre-se : Não se deve comer somente 3 vezes ao dia e em maior quantidade porque isto fará com que o corpo armazene a energia que naquela hora não utilizou, na forma de gordura!

Quer ler mais ? Clique aqui

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Doenças associadas à obesidade custam quase meio bilhão de reais ao SUS

Quem fez cirurgia bariátrica deve evitar ingestão de alcoól