in

Netbook, Notebook qual escolher ?

Pensando em comprar um computador portátil , mas não sabe escolher entre um netbook ou um notebook ? Preparamos uma matéria especial para você. Afinal os preços dos computadores portáteis continuam caindo este ano, dando aos consumidores um poder de compra incrível e muitas opções quando se trata de notebooks.

Mas afinal quais são suas opções?

Podemos separar os laptops em três classes principias no mercado. Veja as principais características de cada uma para você escolher a opção que melhor se ajusta ao seu uso e ao seu bolso.

Netbooks – Barato e projetado para caber em qualquer lugar bolsa, mochila ou pasta, os netbooks normalmente têm potência suficiente para você ler seus e-mails ou navegar na web, e pequenas aplicações. Especificações são variáveis, como o tamanho da tela, geralmente, entre 8 e 12 polegadas.

O principais exemplo: Acer Ferrari One

Ultraleves – Precisa de um computador mais leve, os ultraleves já tem poder como seus irmãos maiores e mais pesados, mantendo um perfil esbelto excepcional e, na maioria dos casos, parece ser bom também. Telas entre 11 e 13 polegadas de tamanho, mas os preços ainda estão muito altos.

Os principais exemplos: MacBook Air (11 – polegadas e modelos 13), HP Envy 14

Notebooks – O “mainstream” agora engole uma ampla seleção de laptops a partir de 13 a 16 polegadas de tamanho. Preço e desempenho variam muito, mas você raramente vai pagar mais de R$ 1.800 por um notebook com uma boa configuração.

Principais características do portátil

Então, como se faz para peneirar a confusão de termos e siglas para determinar qual laptop para comprar? Preste atenção às seguintes especificações:

Tamanho da tela e resolução – A consideração mais importante na sua decisão de compra. Só você sabe o quanto você precisa de tela.

RAM – o computador no dia de hoje deve ter RAM mínima de 2 GB, mas uma configuração boa seria de 4 GB, mas caso queria mais, você vai precisar de um sistema operacional de 64 para tirar proveito mais memória RAM do que isso.

Processador – Core i5 da Intel tem um desempenho otimo, mas o preços ainda estão altos, mas de processadores Intel Core i3 pode trabalhar legal, também se você precisa gastar pouco de dinheiro os lançamentos mais recentes da AMD para o Athlon II são bem com o Core i3 e pode poupar um bom dinheiro. Outros processadores (especialmente o Atom) geralmente não são adequados para as exigências dos sistemas operacionais modernos e devem ser selecionadas apenas para netbooks.

Gráficos Se você pretende jogar qualquer jogo além Campo Minado, então você deve comprar computadores com placas de video da Nvidia ou ATI funcionam muito bem.

Drive óptico – Gravadores de Blu-ray , permitem maior flexibilidade, aumento de dados e tamanho. DVD geralmente é padrão nos laptops ainda. Geralmente não incluídas nos netbooks ou o MacBook Air.

HD – 320 GB tem sido o padrão para este ano, os de 500 GB estão rapidamente assumindo este posto. Há pouca necessidade para a maioria dos usuários para escolher hd maiores de 500 gb.

Novos e futuros

Como sempre, nunca há um bom tempo para comprar um laptop, pois o mercado muda tão rapidamente. Não há nada que você possa fazer sobre isso, mas se você realmente quer se sentar na vanguarda, aqui estão algumas questões extra a considerar quando for investir em novo hardware.

WWAN – Wireless WAN não é tão grande coisa hoje como foi no ano passado, pois a maioria dos smartphones já pode ser ligado a um laptop, deixando-os fazer o dever dobro como dispositivos de acesso à Internet Wi-Fi quando não está disponível. Ainda assim, WWAN pode ser mais conveniente, mais confiáveis e mais fáceis de configurar. Também está disponível em 3G e 4G. 3G rende cerca de 600 Kbps a 1,4 Mbps em velocidades de download ao mesmo tempo você pode esperar de 3 Mbps a 6 Mbps em banda de 4G. Desvantagens? Apenas algumas redes de operadoras são compatíveis, e você vai ter que desembolsar uma taxa mensal e, possivelmente, assinar um contrato de serviço.

Discos rígidos SSD – SSDs são mais rápidos, mais leves e – melhor de tudo – em silêncio, mas eles são consideravelmente menores. Eles também são mais caros, muitas vezes custando o dobro do que um disco rígido padrão.

Telas sensíveis ao toque – Você pode facilmente aumentar o preço de seu laptop, adicionando um touchscreen para ele. Alguns são de um único toque, alguns são multitoque, e a maioria dos fabricantes tem essas opções. Pode parecer legal, mas vale se perguntar se você realmente quer gastar seu dinheiro com esta tecnologia.

USB 3.0 – O padrão mais recente para USB é compatível com dispositivos USB mais antigos, mas permite conectar-se a dispositivos de maior velocidade também. Muitos computadores novos vêm equipados com uma porta USB 3.0 (além de várias USB 2 ). Você notará a diferença, porque ela é azul no seu interior.

HDMI – A maneira mais fácil para transmitir imagem de alta definição e som, uma porta de saída HDMI.

Para ver promoções de notbooks e netbooks, confira nosso shoppig, clicando aqui

.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

2 Comments

Leave a Reply
  1. O texto está bom, para falar a verdade é um dos melhores que li sobre o assunto em blogs até hoje, inclusive diferenciou netbooks de subnotebooks, coisa rara de se ver, só faltou citar em HDs os discos de 7200 rpms, que são mais rápidos consumindo bem próximo dos de 5400 e que estão se tornando padrão em várias linhas da Dell e HP.

  2. Meu ponto de vista:

    Existem dois tipos de necessidades tecnológicas:

    * Pessoas que querem portabilidade
    * Pessoas que querem substituir o PC.

    Se a questão é portabilidade, um netbook que permita navegação boa e velocidade para usar os aplicativos é a melhor pedida.

    Se a questão é algo potente, Existem notes com configuração monstro que rodam jogos e softwares potentes, são caros, mas compensa se o uso é caseiro.

    Não acho que tela grande seja algo positivo, pois se a necessidade do laptop é ser compacto, telas de até 12″ é o limite, se desejar maior resolução, compre cabos hdmi e conecte na tv o laptop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google lança netbook

Apple proibiu um aplicativo para iPhone