realidade aumentada
in

Novas aplicações para a realidade aumentada

Publicidade

Cada vez mais estamos vendo que o mundo virtual esta invadindo a realidade. E uma das tecnologias que esta por trás disto é Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR).

A RA pode ser definida como a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico (no caso a webcam), usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.

A realidade aumentada (ou RA) é uma camada visual de informações (videos, jogos, games) que aparece sobre qualquer item. Aplicativos que se beneficiam dessa tecnologia estão se multiplicando no mundo dos smartphones.

Por outro lado, versões da RA também podem ser vistas em dispositivos com webcams ou em consoles como Xbox com Kinect e o Nintendo 3DS.

A publicidade esta se aproveitando da RA para promover ainda mais os produtos, criando mais um canal de comunicação com o consumidor como uma empresa que mostra como o brinquedo ficará quando montado, ou como o sofá vai ficar na sua casa.

Conhecendo melhor

RA

A realidade aumentada é a tecnologia que permite a interação entre o mundo real e os elementos virtuais.Por meio de softwares, um objeto físico tem seus pontos de referência mapeados e pode reproduzir vídeos ou repassar informações na tela de gadgets.

A principal característica desta técnica é a concepção de objetos tridimensionais interativos, com atualização de informações em tempo real.

A RA surgiu do avanço de outro mecanismo de interação virtual: o QR Code, códigos bidimensionais que possibilitam a projeção de elementos digitais em filmagens reais. A RA não é um assunto novo. Os primeiros estudos relacionados com a tecnologia surgiram na década de 90, entretanto, ela só ganhou maior notoriedade a partir de 2009.

A Realidade Aumentada esta em diversos setores, tais como :

Publicidade

Publicidade

A Realidade Aumentada, esta cada vez mais sendo usada para atrair e fidelizar clientes, uma das mais novas e interessante aplicação foi com a cervejaria Leuven, em que os personagens dos seus rótulos se transformam e ganham vida, graças a realidade aumentada.

Jogos

Várias empresas estão investindo pesado em RA, como o Nintendo 3DS e o PS Vita. Com jogos em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais.


E claro o mais “novo” sucesso foi Pokemon Go, o game de realidade ampliada, em que os jogadores têm que caçar Pokémons projetados na tela de seus celulares sobre imagens reais captadas pela câmera dos aparelhos, foi lançado um mês atrás em países como Estados Unidos e Austrália e desde então tem arrecadado multidões de fãs e ainda ajudou crianças em hospitais, veja aqui.

Estudo

Cada vez mais a RA esta sendo utilizada para estudos, desde material infantil, como o este exemplo na área de medicina.

Um bom exemplo disso é o aplicativo Human Anatomy, com ele você navega por todo o corpo humano e consegue ver todos os órgãos e ainda consegue vê-los funcionando, confira :

Se você gostou, pode baixar aqui .

Existem mais uma séries de aplicativos assim e alguns mais infantis,

Diversão

Não podia faltar a area de diversão, afinal de contas quem nunca usou RA, para se divertir ?

Vários jogos e empresas estão usando a realidade aumentada, como a BMW, onde é possivel visualizar os carros de uma maneira bem interativa, confira aqui.

Veja tudo que já publicamos sobre Realidade Aumentada, aqui.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Xbox 360, será fabricado no Brasil

YouTube cria canais de conteúdo próprio