in

Novo Google Doodle homenageia Alexander Calder

Hoje, em razão de seu 113º aniversário, o Google Doodle homenageia Alexander Calder.

No Doodle, é possível interagir com o móbile, movimentando suas peças. Além disso, a sombra do móbile acompanha o movimento das peças.

Alexander Calder (Lawton, Pensilvânia, 22 de julho de 1898 – New York, 11 de novembro de 1976), também conhecido por Sandy Calder, foi um escultor e artista plástico estadunidense famoso por desenvolver seus móbiles.Escultor norte-americano, Alexander Calder nasceu a 22 de julho de 1898, em Lawnton, na Pensilvânia e morreu em 1975, em Nova Iorque. O pai era o pintor Alexander Stirling Calder.

Viveu em São Francisco e em Nova Iorque e, em 1915, deslocou-se para New Jersey, onde frequentou o Stevens Institute of Technology, tendo obtido o diploma quatro anos mais tarde. Em 1923 e 1924 estudou no Art Students League de Nova Iorque, partindo depois, durante um ano para Paris.

Realizou a primeira exposição em 1928, em Nova Iorque e, no ano seguinte, apresentou em Paris um conjunto de esculturas em madeira.

Em 1932, Calder construiu uma escultura formada por elementos suspensos por fios que se equilibravam mutuamente, obra que marcou definitivamente uma viragem na sua obra artística. O artista dadaísta Marcel Duchamp designou-a por mobile.

Nos mobiles, os elementos de metal colorido suspensos balanceiam-se delicadamente em círculos, movidos pela deslocação do ar, em velocidades várias e direções diferentes. É possível identificar nestes trabalhos a influência da pintura de Mondrian, na qual os elementos de cor parecem suspensos no espaço bidimensional da tela.

A exploração do movimento real enquanto elemento primordial na produção criativa faz destes trabalhos exemplos de Arte Cinética. Um dos mais interessantes mobiles que construiu, “Covo de Lagosta e Cauda de Peixe”, data de 1939. A escala e dimensão destas esculturas varia bastante, podendo chegar aos cinco metros, como é o caso do mobile executado para o Aeroporto JFK, em Nova Iorque.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Toyota cria janelas touchscreen

akinator genio da internet

Conheça Akinator o Gênio que adivinha todas as perguntas