-->

Número de casos positivos para sífilis crescem no Carnaval

3

Carnaval é tempo de diversão, mas os cuidados com a saúde devem ser tomados, principalmente na questão sexual. Somente em Salvador, 3.208 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foram realizados até este domingo (11). Desse total, houve 19 diagnósticos positivos para HIV, 105 reagentes para sífilis, 6 para Hepatite B e 8 para Hepatite C.

Os testes foram feitos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nas unidades do Fique Sabendo, e vão funcionar até o fim do carnaval, sempre das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra. O serviço é gratuito e realizado por equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos.

Para os pacientes reagentes para sífilis, o tratamento é iniciado no local com a aplicação de penicilina e os outros diagnosticados com as demais DSTs, são encaminhados para as unidades de saúde da cidade.

“É importante o diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes. Os testes são feitos de maneira bem simples e rápida. O sangue é colhido da ponta dos dedos e posteriormente avaliado”, explica a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids da Sesab, Aparecida Rodrigues. Os testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, o que torna necessários exames confirmatórios posteriormente em uma instituição de saúde.

No carnaval de 2017 foram feito 7 mil testes rápidos que tiverem 42 diagnósticos positivos para HIV, 200 reagentes para sífilis e 23 para hepatites.

A sífilis é uma DST de maior gravidade, a bactéria treponema pallidum, é altamente contagiosa, tem várias fases e seus sintomas podem desaparecer mesmo sem o tratamento, mas não sendo tratada deixa lesões irreversíveis.

Os sintomas da sífilis se manifestam entre 3 e 12 semanas após a infecção, começando com o aparecimento de uma ferida na região genital que não sangra e é indolor, mas que, quando friccionada, libera um líquido transparente.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários