O carro sem motorista da Google

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Sebastian Thrun ajudou a contruir o extraordinário carro sem motorista da Google, motivado por uma busca pessoal no sentido de salvar vidas e reduzir os acidentes de trânsito. O vídeo de cair o queixo mostra o carro vencedor do Desafio DARPA circulando através do intenso tráfego urbano sem ninguém ao volante, e imagens dramáticas do test drive do TED 2011 demonstram como isso pode progredir rapidamente.

A ideia do projeto é diminuir o número de acidentes nas ruas e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, resultam em 1,2 milhão de mortes por ano. Segundo o Google, um protótipo do veículo já faz o trajeto entre São Francisco e Los Angeles (Estados Unidos) automaticamente e sem nenhum imprevisto.

Na maior parte das vezes, segundo pesquisadores, erros do motorista são as principais causas de acidentes de trânsito. Para tentar evitá-los, cientistas e engenheiros ligados a grandes montadoras estão desenvolvendo tecnologias que ajudem a reduzir o número de colisões.




Novas tecnologias, alem do projrto do Google, outras tecnologia estão sendo testadas para minimizar os acidente.

Frenagem inteligente

Na pista de testes da empresa Volvo, na Suécia, o cientista Erik Coelingh testa uma tecnologia de frenagem automática para garantir que os carros parem quando detectam a aproximação de outro veículo pela frente ou pelos lados. “O carro tem um sistema de sensores que tenta detectar onde estão os objetos ao redor dele. Há um GPS e um sensor no teto que permite medir a localização de outros veículos”, explica.

Ele diz que os testes preliminares obtiveram bons resultados. Dentro do carro com a tecnologia de frenagem automática, Coelingh pisou no acelerador, mas parou na pista antes de atingir o veículo inflável usado para a experiência.

Pára-brisa que ‘amplia’ visão

Cientistas do laboratório de pesquisa da General Motors em Detroit, nos Estados Unidos investigam maneiras de fazer com que o carro compense falhas na visão do motorista. Eles estão desenvolvendo um protótipo de pára-brisa que pode dar aos condutores dos carros uma espécie de visão aumentada de determinados pontos da estrada. A tecnologia se chama Sistema de Visão Avançada (Advanced Vision System no original em inglês).

“Uma das situações mais comuns em que podemos ajudar é quando a pessoa está dirigindo em uma estrada com neblina”, diz o coordenador do projeto, Thomas Seder.

E lembre-se : o motorista consciente é motorista legal. Veja mais sobre tecnologia em automóveis

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.