O perigo de mostrar a palma da mão com um ponto preto

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Uma campanha que começou na Inglaterra, já conquistou todo os mundo, com o nome de “Black Dot” ou ponto preto, ela começou no Facebook, e esse movimento tem o objetivo de reconhecer as pessoas que são vítimas de abuso ou violência doméstica. Segundo a mensagem esta pequena dica de colocar na mão um ponto preto, pode se mostrar muito eficaz, para qualquer pessoa vítima de violência doméstica, pois demonstra que eles estão em perigo de forma rápida e eficaz e sem ter que tomar qualquer ação que poderia chamar a atenção de seu agressor. Então seria indicado você chamar a policia.

Apesar da atitude nobre, essa mensagem não é uma boa alternativa para quem sofre violência, pois a lógica da campanha é criar uma “mensagem cifrada” para que apenas profissionais entendam que uma mulher está em perigo. Porém, ela pede o compartilhamento massivo da mensagem. Aí gera o problema, se ela é amplamente divulgada, certamente o agressor vai saber o que significa o ponto preto.

Em alguns textos é solicitado que todas as pessoas postem imagens com a palma da mão pintada de preto para dar o seu apoio, mas ao mesmo tempo há a orientação de se chamar a polícia. Como que as pessoas vão saber, ao ver uma imagem na internet, se a pessoa está apoiando a causa ou realmente sofrendo violência doméstica ?

Segundo a BBC,a pessoa que criou essa mensagem, não quer se identificar, não imaginava que isso iria ganhar o mundo, apesar dela acreditar que isso pode ajudar a pessoa a pedir ajudar, não existe nenhum órgão público ligado a campanha, tanto no Brasil como no mundo.

Além disso, no Brasil já existe uma forma muito mais massificada e eficiente de denunciar violência doméstica. É utilizando o serviço gratuito “Disque 180”, que recebe denúncias sobre o abuso doméstico, Em 2014, a Central de Atendimento do 180 realizou 485.105 atendimentos, uma média de 40.425 atendimentos ao mês e 1.348 ao dia. Desde a criação do serviço em 2005, foram mais de 4 milhões de atendimentos.

A campanha do ponto preto chama a atenção para a violência doméstica, que é um problema que muitas mulheres ainda sofrem, mas se prova ser perigoso se adotada, pois a chance do agressor ficar sabendo é muito grande e o problema pode ser maior.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.