O que é compliance empresarial e como funciona

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Com a aprovação de leis, em especial da Lei Anticorrupção e a LGPD, que impõem sanções às práticas empresariais ilícitas, o interesse pelo tema da adequação à legislação aumentou drasticamente. A atividade que visa garantir essa conformidade nas empresas é o compliance empresarial.


Atenção : Natura faz promoção relâmpago, (acesse aqui)

O desejo de aumentar o cumprimento às leis e diretrizes nas empresas não está associado apenas a evitar penalizações estritamente jurídicas. Atualmente, o próprio mercado penaliza negócios que não seguem as normas aplicáveis.

Stakeholders como investidores, clientes, parceiros e até fornecedores tendem a abandonar marcas associadas a processos judiciais. Por isso, é do interesse de qualquer empresa implementar o compliance empresarial em sua organização.

O que é o compliance empresarial

O compliance empresarial é uma atividade cujo objetivo é assegurar que a empresa cumpra com todas as normas que se aplicam a ela. Com isso, é possível evitar sanções jurídicas e, indiretamente, também, preservar relacionamentos com stakeholders.

Em algumas empresas, conforme o ramo de atuação, são implementados programas específicos como compliance ambiental, compliance anticorrupção, compliance tributário. Em outras, é mantido um programa geral.

É importante não confundir o compliance empresarial com a governança corporativa, que apresenta um objetivo distinto. Em vez da adequação às normas, o objetivo direto da governança é transmitir  confiança aos stakeholders, por meio de práticas que incentivam transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Perceba que, enquanto o compliance empresarial pode colaborar de maneira indireta para transmitir confiança aos stakeholders, esse não é seu objetivo primário. E, nisso, ele se diferencia fundamentalmente da governança corporativa.

Ele também se diferencia dos chamados programas de integridade, no entanto, por um motivo diferente. O programa de integridade visa prevenir que pessoas que representam a empresa, como seus funcionários e terceirizados, cometam atos ilícitos ou antiéticos. Ele faz isso fomentando uma cultura de integridade dentro da organização.

Como funciona o compliance empresarial

Para promover a adequação da empresa à legislação, atua-se tanto de forma preventiva quanto reativa. Para isso, é necessário criar políticas de compliance e adotar um sistema de compliance.

Política de compliance

Política de compliance é uma determinação a respeito de como uma certa atividade deve ser conduzida dentro da empresa, a fim de garantir que ela obedeça às normas aplicáveis. A política, é claro, só é eficaz se for seguida por todos da organização. Por isso, é necessário ter um meio de fazer com que todos conheçam as políticas criadas e declarem sua adesão formalmente a elas.

Sistema de compliance

Sistema de compliance é uma ferramenta informatizada que permite desenvolver as ações de compliance com mais eficiência e até automatizá-las.

Ao utilizar um sistema de compliance de qualidade, não é mais preciso trabalhar com grandes volumes de papel para coletar a assinaturas e aceites dos colaboradores, nem dispor de espaço físico para armazenagem de documentos. Por meio da ferramenta, as adesões podem ser geridas por meio do sistema e os documentos digitais ficam arquivados e seguros, podendo ser acessados facilmente a qualquer momento.

A tecnologia traz inúmeros ganhos à gestão de compliance empresarial. Sistemas mais completos, como o da clickCompliance, também incluem funcionalidades para promover o treinamento de compliance à distância, canal para responder às dúvidas mais comuns das equipes e de denúncias virtual, seguro e anônimo. Assim, além de reduzir o trabalho manual, economiza-se tempo e dinheiro das empresas.

Conteúdo produzido por Experta media.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.