in

O que é computação em nuvem?

Na sua forma mais simples, computação em nuvem se refere a recursos e programas que estão disponíveis na Web a partir de quase qualquer dispositivo conectado à Web.

Porque o software está na Web, você não tem que comprar o pacote em uma caixa e instalá-lo no seu computador para usá-lo. Você pode armazenar os arquivos que você cria na Web e acessá-los a partir de qualquer dispositivo ou local. Você pode compartilhar facilmente os seus arquivos com outros usuários em qualquer lugar e qualquer momento.

A nuvem oferece recursos, como software, armazenamento de dados e acesso a dados, como um serviço ao invés de um produto.

Na computação em nuvem, você não instala o software no seu computador. Ao invés disso, todos os softwares são instalados na nuvem. Quando você inicia o seu computador, você faz o logon na nuvem e usa o software baseado na Web, que está em um servidor que o provedor de serviço possui.

Um bom exemplo é o Office 365 da Microsoft, uma versão na nuvem do Office que você já está habituado. O Office 365 é perfeito para a sua pequena empresa porque é um serviço de assinatura com preço acessível que é fácil de usar e funciona com o seu hardware existente. Ou seja, você paga somente pelo número de usuários que você tem todo mês e não pelo software e licenças que você pode não estar usando.

Desvantagens :

Dados sensíveis sendo processados fora da empresa trazem, obrigatoriamente, um nível inerente de risco. Os serviços terceirizados fogem de controles “físicos, lógicos e de pessoal” que as áreas de TI criam em casa.

As empresas são as responsáveis pela segurança e integridade de seus próprios dados, mesmo quando essas informações são gerenciadas por um provedor de serviços.

Mesmo se a empresa não sabe onde os dados estão, um fornecedor em cloud devem saber o que acontece com essas informações em caso de desastre

Quando uma empresa está usando o cloud, ela provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados. Na verdade, a empresa pode nem saber qual é o país em que as informações estão guardadas.

Outro ponto importante de se pensar é se uma empresa que oferece Cloud, pode realmente cumprir com todas as suas promessas, é muito fácil garantir segurança baseando-se em meios de segurança atuais. A questão é que a cada dia são criadas novas formas de segurança, mas ao mesmo tempo isso se torna um desafio para qualquer um que queira realizar um ataque.

Mais um problema que temos em nosso país é a internet precária, pois caso sua conexão de internet caia você não terá acesso aos seus dados e aplicativos, e isso pode parar uma empresa.

Com informações Pensando Grande

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bolo de caneca (Extra Fácil)

Concurso da Receita Federal oferecerá mais 1.050 vagas