De uns anos para cá, principalmente nas últimas eleições, passamos a utilizar alguns termos para ganharmos discussões. Não é difícil nos depararmos com pessoas falando que estamos com “mimimi” ou que professores fazem “doutrinação comunista” nas escolas. Mas o que de fato esses termos significam? Confira abaixo!
Índice
O que é Doutrinação ?
De acordo com o Dicio, significa:
1 – “Ação ou efeito de doutrinar, de instruir alguém numa doutrina, de passar os preceitos formais que compõem uma ideia”
2 – “Ato de evangelizar, de transmitir os preceitos da religião cristã; catequese”
Ou seja, não existe doutrinação comunista nas escolas no Brasil, visto que é um termo utilizado para falar sobre religião ou algo cultural. Os homens bombas, por exemplo, são doutrinados desde cedo para acreditar que o próprio suicídio é a salvação. Se de fato existisse doutrinação comunista aqui, um presidente de extrema direita não teria sido eleito.
O que é Mimimi ?
Quando alguém fala que outra pessoa está com “mimimi”, significa “não tenho argumentos para ganhar essa discussão, então vou apelar dizendo que seu discurso não é válido porque não consigo olhar o mundo além do meu umbigo”. Fica a dica para abolir esse termo da sua vida!
O que é Ideologia de gênero ?
Trata-se de um termo criado para desvalorizar todo o movimento de igualdade. Parecido com o conceito de doutrinação, é enxergado como negativo e subversivo. A mulher desde sempre foi criada para servir o homem e é colocada como inferior em diversos campos: no trabalho, nos relacionamentos, no sexo, nas amizades etc. Sendo assim, é de fato chocante para alguns que as mulheres estejam se recusando a continuar servindo.
De acordo com pesquisas, esse termo não possui base acadêmica, ou seja, é usado apenas para depreciar os estudos de gênero e de igualdade.
O que é Lugar de fala ?
Se você é branco, você não está em seu lugar de fala para falar sobre os negros, por exemplo. Isso não significa que você não pode ter uma opinião formada sobre o assunto e sim que você não é o protagonista daquele assunto, isto é, não é você que sente na própria pele o preconceito existente.
Esse termo surgiu para dar voz às minorias: mulheres, negros, comunidade LGBT, indígenas, entre outros. Citando caso parecido, o discurso do feminismo é legítimo quando proferido por mulheres.
Fake news
Divulgação na imprensa de notícias que faltam com a verdade. Diferente do que muitos pensam, fake news não significa uma notícia que não nos agrada e sim uma com informação falsas e inverdades.