in

O verdadeiro significado de 5 termos que estão na moda

5 termos

De uns anos para cá, principalmente nas últimas eleições, passamos a utilizar alguns termos para ganharmos discussões. Não é difícil nos depararmos com pessoas falando que estamos com “mimimi” ou que professores fazem “doutrinação comunista” nas escolas. Mas o que de fato esses termos significam? Confira abaixo!

O que é Doutrinação ?

doutrinação

De acordo com o Dicio, significa:

1 – “Ação ou efeito de doutrinar, de instruir alguém numa doutrina, de passar os preceitos formais que compõem uma ideia”

2 – “Ato de evangelizar, de transmitir os preceitos da religião cristã; catequese”

Ou seja, não existe doutrinação comunista nas escolas no Brasil, visto que é um termo utilizado para falar sobre religião ou algo cultural. Os homens bombas, por exemplo, são doutrinados desde cedo para acreditar que o próprio suicídio é a salvação. Se de fato existisse doutrinação comunista aqui, um presidente de extrema direita não teria sido eleito.

O que é Mimimi ?

mimimi

Quando alguém fala que outra pessoa está com “mimimi”, significa “não tenho argumentos para ganhar essa discussão, então vou apelar dizendo que seu discurso não é válido porque não consigo olhar o mundo além do meu umbigo”. Fica a dica para abolir esse termo da sua vida!

O que é Ideologia de gênero ?

ideologia de gênero

Trata-se de um termo criado para desvalorizar todo o movimento de igualdade. Parecido com o conceito de doutrinação, é enxergado como negativo e subversivo. A mulher desde sempre foi criada para servir o homem e é colocada como inferior em diversos campos: no trabalho, nos relacionamentos, no sexo, nas amizades etc. Sendo assim, é de fato chocante para alguns que as mulheres estejam se recusando a continuar servindo.

De acordo com pesquisas, esse termo não possui base acadêmica, ou seja, é usado apenas para depreciar os estudos de gênero e de igualdade.

O que é Lugar de fala ?

 

lugar de fala

Se você é branco, você não está em seu lugar de fala para falar sobre os negros, por exemplo. Isso não significa que você não pode ter uma opinião formada sobre o assunto e sim que você não é o protagonista daquele assunto, isto é, não é você que sente na própria pele o preconceito existente.

Esse termo surgiu para dar voz às minorias: mulheres, negros, comunidade LGBT, indígenas, entre outros. Citando caso parecido, o discurso do feminismo é legítimo quando proferido por mulheres.

Fake news

fake news

Divulgação na imprensa de notícias que faltam com a verdade. Diferente do que muitos pensam, fake news não significa uma notícia que não nos agrada e sim uma com informação falsas e inverdades.

Written by Livia Geampaulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

homem cerveja

Homem recebe transfusão de 15 latas de cerveja para sobreviver

unhas pintadas

Principais cuidados com as unhas pintadas