Menu
in ,

Pessoas estão recebendo pacotes com sementes misteriosas da China

Muitas pessoas estão recebendo junto com compras feitas em sites chineses, pacotes com sementes misteriosas e isso não é bom.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

No Brasil, primeiro caso de recebimento deste tipo de embalagem foi registrado na cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, a pessoa recebeu sua mercadoria e junto um pacote contendo sementes clandestinas. Isso já foi relatado em vários lugares, como nos Estados Unidos, entada o perigo.

Apesar de parecerem inofensivas, segundo a a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. as sementes podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças, pois ninguém sabe a real origem delas.

Veja em nosso site : Como Fazer Uma Horta Em Casa? Dicas Para Iniciantes

Riscos da utilização de sementes ilegais

Plantas Daninhas: Assim como animais que não são do nosso ecossistema, a introdução de alguma espécie vegetal sem ocorrência no Brasil, pode dificultar o controle de propagação dela e trazer riscos ao meio ambiente;

Insetos e pragas: As sementes podem vir com pragas que podem ser passadas para outras lavouras e sementes sem procedência podem vir contaminadas e tornam-se vetores de grandes epidemias de doenças.

Por isso se você recebeu sementes vindas da China, não plante e não jogue fora, entregue para o setor de meio ambiente da sua cidade, você também pode tirar dúvidas no telefone 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp).

As autoridades dos EUA dizem que existe a possibilidade de vendedores chineses estarem usando dados e endereços de consumidores americanos que efetuam compras pela internet para fazer vendas falsas e, assim, aumentar a classificação positiva dos seus produtos em sites de compra e venda.

O Ministério de Agricultura de Portugal, também emitiu um alerta  sobre os sérios riscos que as embalagens com sementes, provenientes de países asiáticos, podem acarretar do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.

O que diz a China

Segundo a embaixada da China, a etiqueta de embalagem com sementes clandestinas é falsa. Em nota a embaixada afirmas que segundo informações da China Post, os “Correios” da China, a análise apurou que o layout da etiqueta e outras informações errada.

Veja a nota completa:

Sementes de plantas são artigos proibidos como importados (ou em trânsito) ou apenas admitidos condicionalmente para os países membros da UPU (União Postal Universal). O China Post segue estritamente as disposições da UPU e proíbe o transporte de sementes pelos correios. Segundo a Cidasc o estado de Santa Catarina do Brasil encontrou recentemente algumas embalagens de sementes com etiquetas de endereço sugerindo que elas foram enviadas da China. Após verificação com o China Post, essas etiquetas de endereço se revelaram falsas com layouts e informações errôneos.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Leave a Reply

Sair da versão mobile