porque bocejamos
in

Porque bocejamos quando vemos outra pessoa bocejando ?

Você já deve ter notado algumas vezes que se alguém bocejar perto de você, você logo depois boceja. O bocejo em si consiste em uma ação involuntária, que serve como um despertador, fazendo o corpo ficar em estado de alerta, captando maior quantidade de oxigênio e consequentemente, aumentando o ritmo cardíaco, mas porque bocejamos em grupo ?

“O bocejo ainda não é muito conhecido pela medicina”, diz Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. E a medicina ainda não sabe porque o bocejo é tão contagioso. Por mais que se tente, é inevitável não bocejar quando alguém ao nosso lado dá “aquela bocejada”.

bocejamos

Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação. Um recurso que nossos ancestrais utilizavam para falar a outro indivíduo sobre a necessidade de manter a atenção em uma mudança no ambiente. Ao bocejar, o receptor estaria confirmando o recebimento da mensagem.

Outra curiosidade é fato de bocejarmos mais à noite se deve à vontade de ficarmos acordados, quando na verdade, é hora de dormir, sendo assim, o organismo trava uma batalha contra o sono. Bebês são imunes ao contágio até mais ou menos uns cinco anos de idade e a partir dos onze anos, as crianças são completamente afetadas pelo bocejo em cadeia.

Bocejamos por afinidade

O bocejo transmite afinidade entre as pessoas, ou seja, se alguém que gostamos bocejar, no mesmo instante nós bocejamos o ato. O mesmo não acontece quando estamos perto de alguém que não gostamos e essa pessoa boceja, a tendência é não repetir ou ao menos, tentar interromper o bocejo.

Você acha que não boceja se ver alguém bocejando ? Faça o teste com esse vídeo ?

E ai bocejou ? Comente e compartilhe com os amigos.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe Seu Comentário

Comente !
  1. De onde saiu essa reportagem? Bebes não são contagiados? Vocês tem contatos com bebes? É impiroco o conhecimento de que ambos se “contagiam” com o bocejo um do outro

    E se manter em alerta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

cozinhar com banha de porco

Porque você deve substituir o óleo de cozinha por banha

mãos

Energia liberada pelas mãos tem o poder de curar