Mais um ato de preconceito e falta de informação, agora Rodrigo Branco, conhecido por alguns como guia turístico de famosos, “brinca” com a nutricionista Bella Falconi e dz: “Sabe que eu senti? Que a Bella tá meio autista depois que voltou do Brasil! Ela fica só no celular, ela tá meio retardada”.
O video foi vazado pelo jornalista Felipeh Campos, dia 02/04 no dia Dia Mundial do Autismo. Mas publicamos somente hoje em respeito a todos os autistas e familiares (sou pai de um). Veja o video :
Ver essa foto no Instagram
Já Bella Falconi que foi citada usou as redes sociais para comentar a fala do suposto “amigo”, “Eu não compactuo com nada pertinente ao preconceito, mesmo porque sou tia de uma criança especial”.
“Hoje é um dia muito especial de conscientização a respeito do autismo. Mas, infelizmente, está rodando um vídeo por aí. As pessoas estão me mandando mensagem para saber o que aconteceu. Quem assistiu ao vídeo nitidamente percebe que eu sequer estava escutando o que foi falado”, disse Bella.
O pior que não é a primeira polemica desse cidadão essa semana, que já comentários racistas do empresário sobre Thelma e Maju Coutinho.
Segundo Bella Falconi, ela ficou profundamente chateada com Rodrigo Branco, afinal ela tem uma criança especial na família, o que a magoou mais ainda. “Minha sobrinha, filha da minha irmã, ela é uma criança especial. Aliás, mais do que especial. Ela é uma criança iluminada, uma criança maravilhosa que nos ensina muito mais do que nós ensinamos a ela”.
Leia a carta de Bella Falconi na íntegra:
“Carta aberta a todos os meus seguidores. Principalmente aos que veem me mandando inbox por aqui.
Não é sobre ‘passar pano’, é sobre ter legitimidade de agir de acordo com o meu coração. E o que estava no meu coração ontem e hoje não era de ir para a internet me manifestar acerca dos fatos decorrentes da live de ontem no Insta da Jude, antes de falar diretamente com o autor dos fatos, a saber Rodrigo Branco.
Quem me conhece sabe que eu repudio toda e qualquer atitude de racismo ou ofensiva e é justamente por essa razão que eu entrei em contato diretamente com o Rodrigo para dizer a ele duras verdades acerca do ocorrido e também de exortá-lo.
Foram diversas mensagens, sem rodeios e sem devaneios. Eu não falaria o que tinha para falar a ele pela internet, uma vez que posso (e devo) falar diretamente a ele. Afinal, não estamos conjecturando a respeito de nada, foram fatos e contra fatos não há argumentos.
Essas diversas mensagens que mandei a ele foram recebidas, lidas e respondidas. Conversei por muito tempo com ele e ele sabe a minha posição e opinião. Eu não sou a juíza desse mundo e não estou aqui para apedrejar nem defender ninguém, senão para deixar o meu mais profundo lamento pela situação.
Manifesto por aqui também meu carinho e solidariedade a Maju e a Thelma, que independente de serem famosas, de trabalharem na TV, são seres humanos que, assim como qualquer ser humano, merecem o respeito de todos.
São mulheres e profissionais incríveis. Ambas! Queria dizer também que, nesses quatro anos de amizade com Rodrigo, eu jamais presenciei nenhuma situação ou demonstração de racismo, e justamente por essa razão fiquei tão abalada e escandalizada com o que ouvi ontem. Acredito que todos tenham se sentido assim.
Ademais, sabemos que cada um responsável pelos seus atos e desejo de coração que essa história tome o curso que deve tomar e que muitas lições sejam aprendidas. Desejo um mundo melhor, melhores relacionamentos, melhores seres humanos e isso inclui cada um de nós.
Que possamos nos sensibilizar cada dia mais uns pelos outros e que tenhamos também ousadia em exortar aqueles que estão ao nosso redor para que atitudes como essas sejam erradicadas do mundo.
Os olhos de Deus estão em tudo e em todos. E há um propósito para todas as coisas embaixo do céu. Maju me Thelma, recebam meu carinho e que Deus abençõe vocês.
Bella Falconi”